Disclosure Ambiental das Empresas de Energia Elétrica Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i2.13267Resumo
O estudo objetivou verificar o nível de disclosure das informações ambientais nos relatórios da administração das empresas de energia elétrica listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo, nos relatórios da administração do período de 2006 a 2008. A amostra constitui-se de 11 empresas de energia elétrica listadas no ISE. Para a análise quantitativa do índice de disclosure, o instrumento de coleta de dados foi fundamentado no estudo de Rover, Murcia e Borba (2008), que propõem oito categorias ambientais e 36 subcategorias. Para a análise conjunta dos dados elaboraram-se redes dos itens evidenciados em cada empresa, com a utilização software UNICET®. Os resultados da pesquisa mostraram que há evidenciação satisfatória nas categorias de políticas ambientais e educação, treinamento e pesquisa ambiental. No entanto, constatou-se que há necessidade de maior divulgação a respeito das categorias dos impactos dos produtos e processos no meio ambiente, políticas de energia e informações financeiras ambientais. Conclui-se que as informações evidenciadas nos relatórios da administração das empresas pesquisadas a respeito das informações ambientais não respeitam o princípio do full disclosure (divulgação plena).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.