Avaliação de Desempenho Organizacional: Panorama das Publicações em Periódicos Nacionais
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i2.13271Resumo
Existem na literatura diversas ferramentas que objetivam avaliar o desempenho organizacional, tais como: Balanced Scorecard (BSC); Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ); Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA); Análise Envoltória de Dados (DEA); Analytic Hierarchy Process (AHP), dentre outras. No entanto, percebe-se na prática dúvidas quanto à escolha da mais apropriada para cada contexto organizacional. Nesse sentido, argumenta-se que para medir o desempenho da organização faz-se necessário que essa mensuração esteja embasada em um instrumento que permita transparência na forma de avaliação, e insira os interessados no processo avaliativo. A credibilidade de uma avaliação depende, portanto, da capacidade de produzir informação coerente para todos os sujeitos envolvidos na intervenção. A busca por ferramentas para melhoria da forma de avaliar o desempenho organizacional faz-se cada vez mais necessária. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as principais ferramentas de avaliação de desempenho organizacional publicadas em periódicos nacionais da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, classificados pela CAPES com Qualis A1 à B5. O estudo caracteriza-se como descritivo, documental e qualitativo. Analisou-se 489 artigos, que resultou nos seguintes resultados: (i) identificaram-se os principais autores e periódicos do tema avaliação de desempenho organizacional; (ii) a partir do ano 2000 as publicações sobre o tema cresceram substancialmente; (iii) as ferramentas Análise Envoltória de Dados (DEA), Balanced Scorecard (BSC) e Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) são as ferramentas mais usadas para avaliar o desempenho; (iv) a maioria das ferramentas encontradas na literatura são multicritério; (v) descreveu-se o processo utilizado pelas ferramentas para avaliar o desempenho organizacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.