Dimensão Simbólica da Empregabilidade: Mercado, Políticas Públicas e Organização Social do Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i2.13272Resumo
O artigo busca entender e contextualizar como mudanças no discurso acerca do trabalho atrelam-se a mudanças mais amplas de reorganização da produção capitalista por meio de duas premissas: 1) a atualização do papel social do mercado de trabalho é mediada por transformações que operam na esfera simbólica, criando condições que propiciam a mudança de atitude e mentalidade dos trabalhadores, adequando-os às novas condições do mercado de trabalho e, por extensão, do processo produtivo; e 2) estas transformações encontram sua forma mais acabada no discurso que se constrói em torno do neologismo empregabilidade. Os resultados nos levam a fazer ressalvas à argumentação de que o discurso sobre a empregabilidade vem propiciando a mudança de atitude e mentalidade dos trabalhadores, adequando-os às novas condições do mercado de trabalho. Apesar de estar em curso um processo de re-significação da noção de emprego e das condições de inserção no mercado de trabalho - resumidas na categoria empregabilidade -- esta ainda não pode ser considerada efetiva.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.