Análise da Mudança Estratégica sob a Ótica da Coevolução: um estudo em uma organização do setor elétrico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i2.13293Resumo
A mudança estratégica tem sido um assunto que está cada vez mais em evidência nos estudos organizacionais. Nos últimos anos, o conceito de estratégia tem evoluído de uma visão puramente estática para uma visão mais dinâmica, renovando a agenda de pesquisa e colocando a mudança como um assunto em pauta. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de analisar a mudança estratégica que ocorreu em uma empresa estatal do Setor Elétrico Brasileiro (SEB) utilizando, para isso, a teoria da coevolução como arcabouço conceitual. Considerando que grande parte das pesquisas sobre os processos de mudança enfoca as organizações privadas, a análise da mudança estratégica em uma empresa estatal revela peculiaridades que não são comumente abordadas na literatura da área. Além disso, teoria da coevolução, diferentemente das demais teorias de análise, adota uma visão integrada sobre a questão da adaptação das organizações em relação ao seu ambiente, ampliando dessa forma a compreensão do fenômeno da mudança estratégica. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de caráter descritivo e longitudinal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental. Os resultados demonstraram que a mudança na empresa ocorreu em um processo coevolucionista que envolveu a dinâmica competitiva do setor e o sistema institucional no qual as organizações e as indústrias interagem mutuamente. A teoria da coevolução demonstrou seu potencial ao evidenciar resultados que normalmente seriam omitidos caso fosse adotada uma perspectiva de análise mais restrita.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.