O Analfabetismo Funcional e a Contabilidade: Um Estudo Exploratório com Alunos Concluintes da Graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo

Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento FUCAPE
  • Valcemiro Nossa FUCAPE
  • Moisés Balassiano FUCAPE

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i3.13300

Resumo

O analfabetismo funcional compreende cidadãos com limitada capacidade de leitura, escrita e cálculos inerentes à vida social e profissional, mas que tiveram acesso ao sistema de educação formal. Considerando o atual cenário de julgamento da essência sobre a forma advindo da convergência às International Financial Reporting Standards (IFRS), o presente estudo se propôs a investigar se o analfabetismo funcional é um fenômeno relevante utilizando uma amostra de alunos concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Por meio da utilização de questionário composto de questões oriundas da National Assessment of Adult Literacy -- NAAL, em 1993, foi desenvolvido um modelo que utiliza o Escore Verdadeiro da Teoria de Resposta ao Item como variável dependente aplicando as técnicas de Análise de Cluster e Regressão Logística. Como resultado, observou-se que o analfabetismo funcional é relevante em alunos concluintes do curso de Graduação, dado que 40% da amostra apresentaram evidências do fenômeno. Os graduandos apresentaram um percentual de acerto médio global de, aproximadamente, 45% em questões que captavam habilidades em documentos, habilidades quantitativas e habilidades em prosa. Esses itens deficitários avaliavam a capacidade de aplicar novas informações para realizar inferências, a capacidade de tomada de decisão e, por fim, a capacidade quantitativa e computacional. Diante desses resultados, pode-se concluir que o analfabetismo funcional impacta negativamente o aprendizado e, no segundo momento quando os alunos estiverem no mercado de trabalho, deteriorando a qualidade da informação gerada.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, FUCAPE

Mestre em Ciências Contábeis -- FUCAPEDocente da graduação em Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí

Valcemiro Nossa, FUCAPE

Doutor em Controladoria e Contabilidade -- FEA/USPDocente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fucape Business School

Moisés Balassiano, FUCAPE

Doutor em Psicologia Quantitativa -- University of IllinoisDocente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fucape Business School

Downloads

Publicado

2014-01-26

Edição

Seção

Artigos