Comportamento dos Custos: Mapeamento e Análise Sistêmica das Publicações Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i3.13334Resumo
Este artigo objetiva a realização de um mapeamento das pesquisas científicas sobre comportamento dos custos para a identificação do seu atual panorama. Por meio de pesquisas em bases de dados obteve-se a seleção de um portfólio bibliográfico (PB) relevante, o qual resultou em 29 artigos, de acordo com os critérios definidos na pesquisa. Destes, tem-se o artigo de Anderson, Banker e Janakiraman (2003) como destaque do portfólio. Além disso, Banker é considerado o principal autor sobre comportamento dos custos, cuja representatividade se evidencia tanto no PB quanto em suas referências. O principal periódico, tanto pelo fator de impacto quanto pelo número de artigos publicados, é o The Accounting Review. Finalmente, por meio da relação entre os principais artigos da análise bibliométrica com as características da análise sistêmica, conclui-se que um artigo de destaque em comportamento dos custos possui abordagem quantitativa (com a utilização de regressões robustas), reconhece a existência dos Sticky Costs (independente da abordagem utilizada), utiliza diversos fatores explicativos (internos e externos) e acrescenta alguma variável ou informação para a evolução científica do tema.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.