Identificação e Tratamento de Riscos no Lançamento de um Novo Produto no Mercado Aeroespacial

Autores

  • Vivian E. Matta Universidade Nove de Julho
  • Fábio L; Oliva USP
  • Eduardo P. G. Vasconcellos USP

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13354

Resumo

O lançamento de novos produtos que resultaram de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a necessidade de comercializa-los faz com que a gestão de riscos seja uma prática importante dentro das empresas como forma de reduzir os riscos negativos gerados no processo de lançamento. A proposta deste artigo é a realização de estudo para a identificação dos riscos envolvidos no lançamento de novos produtos e as formas de tratamento utilizadas pela organização para lidar com estes riscos. Para isto foi realizado um estudo de caso em uma empresa brasileira que atua no mercado aeroespacial. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três gestores da empresa. Os riscos identificados e as estratégias para tratamento destes riscos foram organizados em tabelas em que são apresentados os riscos identificados em relação aos agentes envolvidos. Os resultados do estudo mostraram que a gestão de risco, de fato, contribui para a redução dos riscos negativos que podem prejudicar o processo de lançamento de novos produtos no mercado. O estudo permitiu identificar alguns achados, tais como: no mercado aeroespacial as ações para a venda de seus produtos ocorrem, principalmente, na fase que antecede a produção e entrega destes. Os riscos identificados são gerados pela interação da empresa com os agentes envolvidos na cadeia de suprimento, uma das formas de tratamento de riscos utilizada pela empresa é a manutenção da mesma rede de relacionamento, além do estabelecimento de regras de conduta para a cadeia de suprimentos. A divulgação dos novos produtos não ocorre por meio de mídia voltada para massa, visto que existe um segmento de mercado específico e reduzido que possui condições de comprar os produtos. As limitações do estudo decorrem da impossibilidade de generalização dos resultados em função do método utilizado e da realização de entrevistas somente com funcionários da empresa.

Biografia do Autor

Vivian E. Matta, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração pela FEA/USP Professora da Universidade Nove de Julho Rua Vergueiro, 819, Liberdade - São Paulo- SP, Cep: 01504-001

Fábio L; Oliva, USP

Doutor e Livre docente em Administração pela Universidade de São PauloProfessor da Universidade de São PauloAvenida Professor Luciano Gualberto, 908 - Butantã - São Paulo/SP - 05508-010

Eduardo P. G. Vasconcellos, USP

Doutor em Administração pela Universidade de São PauloProfessor Titular da Universidade de São PauloRua Dardanelos, 108 apto. 161B, São Paulo, SP, CEP 054680-10

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Publicado

2015-11-02

Edição

Seção

Artigos