Qualidade Percebida de Serviços de Tecnologia da Informação: O Papel do Technostress e das Diferenças Individuais

Autores

  • Danilo Magno Marchiori FUCAPE
  • Emerson Wagner Mainardes FUCAPE

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i3.13366

Resumo

Por meio de uma pesquisa teórico-empírica, o trabalho investigou se os elementos do encontro do serviço e os fatores criadores do technostress afetam a qualidade percebida de serviços de TI prestados por um departamento interno de TI. O estudo, de caráter quantitativo e descritivo, foi realizado com 138 usuários de serviços de TI que trabalham em uma organização federal e com atuação no estado do Espírito Santo. A investigação testou o poder explicativo dos três elementos do encontro de serviço (produto do serviço, entrega do serviço e ambiente do serviço) e de quatro fatores criadores do technostress (tecnossobrecarga, tecnoinvasão, tecnocomplexidade e tecnoincerteza). De forma complementar, a investigação testou se as características individuais dos usuários (gênero, idade, educação, experiência atual, experiência anterior e local de trabalho) produziram diferenças estatisticamente relevantes quando comparadas com sua percepção sobre a qualidade geral dos serviços. Os resultados gerados por meio de regressão múltipla mostraram que a qualidade geral dos serviços foi explicada pelas variáveis produto do serviço, ambiente do serviço, entrega do serviço e tecnocomplexidade. Já as comparações de médias indicaram que os servidores que atuam em unidades organizacionais descentralizadas, especializadas no atendimento ao público, avaliaram a qualidade geral de serviços de forma mais positiva.

Biografia do Autor

Danilo Magno Marchiori, FUCAPE

Danilo Magno MarchioriMestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business SchoolProfessor do MBA de Inteligência Competitiva -- FUCAPE Business School e Doutorando em Gestão pela Universidade da Beira Interior/NECE - PortugalRua Alm. Soído, 271, Ap. 1001/2, Praia de Santa Helena - Vitória, ESCEP: 29.055-020E-mail: danilo.marchiori@hotmail.com

Emerson Wagner Mainardes, FUCAPE

Emerson Wagner MainardesDoutor em Administração pela Universidade da Beira Interior -- PortugalProfessor Associado, Pesquisador e Coordenador do Centro de Estudos em Marketing e Estratégia da FUCAPE Business SchoolAv. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória -- ESCEP: 29.075-505E-mail: emerson@fucape.br

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Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Artigos