Indicadores Financeiros e de Mercado Para Previsão do Retorno de Ações do Ibovespa Entre os Anos de 2003 e 2013
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13369Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar a eficiência de indicadores financeiros e de mercado para a previsão do retorno das ações do Ibovespa. Foram testados 16 fatores de retorno (características individuais das ações) ex-ante, referentes à mensuração de cinco famílias de diferentes características dos ativos: risco, liquidez, “barateamento”, rentabilidade e desempenho passado. Foram testados ao total 22 modelos, combinando as variáveis em sua totalidade, em famílias e isoladamente. Somente são utilizados os ativos presentes no Ibovespa na época da predição, evitando o viés de sobrevivência da amostra. Os resultados indicam R2 de 0,73 com significância acima de 99% para a capacidade preditiva do modelo utilizando a combinação das 16 variáveis. Há evidências de grande relevância das variáveis de “barateamento” para o potencial de predição dos ativos. Os resultados apontam para melhora gradativa da eficiência de previsão do modelo, sugerindo que a taxa de sucesso não é função de um período específico. O presente trabalho aponta para a ausência de correlação positiva entre risco e retorno das carteiras de investimentos originadas pelo modelo, corroborando a ineficiência do mercado de ações brasileiro. Por fim, as únicas variáveis que apresentaram capacidade preditiva significativa quando utilizadas isoladamente foram lucro/preço e valor de mercado, apresentando R2 de 0,50 e 0,46, respectivamenteDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.