Sombras e Silêncio: Análise dos Relatórios Socioambientais do Setor Elétrico
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13370Resumo
Embora se reconheça que nos últimos anos tenha ocorrido um rápido crescimento na divulgação de relatórios de responsabilidade socioambiental das empresas, admite-se ainda que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de que esses relatórios atendam seus usuários, os stakeholders, considerando as características de materialidade, consistência, integridade e responsabilidade na construção da informação contábil. Assim, com a necessidade de se avançar nessa discussão, alguns estudiosos passaram a sugerir, entre outras ideias, a construção de modelos básicos de relatórios formados por contas silêncio e de sombra, que pudessem identificar diferenças entre o desempenho socioambiental percebido pelo público interessado nas atividades e negócios da entidade e o desempenho que as corporações afirmam terem alcançado por meio de suas contas e relatórios publicamente divulgados. Enquanto o relatório silencioso é construído a partir do discurso, visão e posicionamento corporativo, o segundo, relatório sombra, parte da perspectiva dos stakeholders, ou seja, dos anseios das partes interessadas nas atividades e negócios da companhia. O objetivo desse estudo é averiguar se a construção dos relatórios sombra e silencioso podem contribuir na melhoria da qualidade informacional dos reportes de desempenho socioambiental corporativo. Para atingir esse objetivo foram preparados os relatórios sombra e silencioso das empresas do sistema ELETROBRAS e posteriormente confrontados. Descobriu-se que raras foram as vezes em que se identificaram descrições de impactos socioambientais negativos nos relatórios e notícias divulgadas pelas companhias; que o volume de notícias publicadas nos sítios corporativos não é tão expressivo conforme aponta outras pesquisas e que as empresas participantes não apresentaram, ao longo dos anos investigados, regularidade tanto na divulgação de relatórios socioambientais quanto no padrão existente entre eles; entre outros achados elencáveis. Por fim, concluiu-se que os relatórios sombra e silencioso podem constituir instrumentos de melhoria da qualidade informacional nos reportes de desempenho socioambiental corporativo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.