Indicadores Não-Financeiros de Avaliação de Desempenho: Análise de Conteúdo em Relatórios de Administração de Empresas de Telecomunicações

Autores

  • Sandra Belloli De Vargas Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
  • Carlos Alberto Diehl PPG/UNISINOS
  • Paulo Roberto Reichelt Ayres UNISINOS
  • Alexandre Fernandes Monteiro UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13374

Resumo

Tradicionalmente, a avaliação de desempenho tem sido adotada como um instrumento para quantificar a eficiência e eficácia das atividades empresariais. Este artigo tem como objetivo identificar quais as medidas não-financeiras de avaliação de desempenho divulgadas pelas empresas do setor de telecomunicações listadas na BOVESPA. A utilização e divulgação de indicadores não-financeiros surgiu da lacuna deixada pela contabilidade tradicional em explicar, principalmente, questões como por exemplo, a diferença do valor contábil e o valor de mercado das empresas. O setor de telecomunicações, além de atender as legislações societárias vigentes, é regulado pelo governo. Esta regulação é exercida pelas Agências Reguladoras, que fiscalizam a prestação de serviços públicos realizadas por empresas privadas. Para isto foram selecionadas empresas do segmento de telecomunicações listadas, de telefonia fixa e de telefonia móvel. Os dados foram coletados por meio da análise de conteúdo dos Relatórios de Administração divulgados em meio eletrônico no site das empresas e posteriormente tratados por estatística descritiva para interpretação e análise. Em todos os relatórios analisados foram encontrados indicadores não-financeiros. Destacam-se os indicadores que avaliam ou medem as questões relacionados aos recursos humanos por possuírem o maior número de indicadores, seguidos pelos referentes às questões ambientais. O indicador que mede o índice de satisfação dos clientes com a prestação dos serviços é utilizado em todas as empresas analisadas bem como o número de reclamações. A diferença entre os tipos de indicadores pode ser atribuída ao fato da pesquisa investigar empresas do segmento de serviço e não manufaturas conforme apresentado em estudos anteriores

Biografia do Autor

Sandra Belloli De Vargas, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Carlos Alberto Diehl, PPG/UNISINOS

Doutor em Engenharia da Produção e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - PPG/UNISINOS

Paulo Roberto Reichelt Ayres, UNISINOS

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

Alexandre Fernandes Monteiro, UNISINOS

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

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Publicado

2016-08-22

Edição

Seção

Artigos