Organizações do Terceiro Setor: Uma Abordagem Bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13376Resumo
objetivo do estudo consistiu em investigar as características das pesquisas publicadas sobre organizações do terceiro setor em periódicos científicos, no período de 1971 a 2014, analisando três variáveis: autores, periódicos e palavras chave. Foram utilizadas algumas ferramentas como o tesauro da Elton Bryson Stephens Co (EBSCO) para auxiliar na definição de palavras chave, planilha eletrônica para processamento de dados e a interface da base de dados SCOPUS para a extração dos dados. Em termos de contribuição, os resultados apontam para um crescimento na produção científica da área, tendência contrária à apontada dez anos atrás por Helmig, Jegers e Lapsley (2004), podendo orientar pesquisas neste campo. Além disso, é reportado o uso dos termos “NGO”, “Non-Profit Organization” e “Civil Society” extensivamente, tanto pelos periódicos mais produtivos, quanto no geral, o que indica que ainda há espaço para a discussão da taxonomia destas organizações, visto que há artigos que abordam organizações similares usando denominações distintas. Pesquisas futuras em outras bases de dados e com maior abrangência de documentos são fortemente encorajadas, bem como uma análise mais profunda destes conteúdos, o que permitirá uma melhor compreensão do estado da arte neste campo de estudos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.