Reconfiguração Estrutural em Montadora Francesa: Implicações para o Trabalho Industrial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i1.13400Resumo
Devido à abrangência da cadeia produtiva, montadoras são rotuladas em algumas publicações como a indústria das indústrias ou carro-chefe da indústria. Entretanto, o cenário econômico instável dos últimos anos tem implicado a reconfiguração estrutural de grandes multinacionais do setor instaladas no Brasil. Tendo isto em vista, a investigação em uma montadora buscou analisar os impactos da reconfiguração estrutural adotada entre os anos de 2008 e 2014 sobre o trabalho de engenheiros lotados no setor de processos industriais. A pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com membros das equipes de trabalho do setor. Os resultados mostraram que as mudanças na linha de montagem têm ocorrido, especialmente, em função da intensificação da automação dos processos e do repasse contínuo de etapas de produção para fornecedores e subcontratados. Também foi verificado um reposicionamento do papel humano dentro do sistema de produção, o que tem acentuado o sentimento de instabilidade na montadora.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.