O Organizar da Estética Espacial: Uma História Táctil da Praça dos Leões
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i1.13402Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o organizar de práticas cotidianas, sob o ponto vista da estética espacial de uma praça localizada no centro histórico da cidade de Fortaleza. O procedimento metodológico foi conduzido com uma consciência estética e engajado em diferentes espaços e momentos históricos temporais. Para isso foi constituido um acervo através do levantamento de documentos em diferentes arquivos. A fim de se obter as histórias e construir os relatos foram usados diferentes métodos, entre estes: a etnografia de rua, o shadowing, imagens fotográficas e entrevistas. As histórias narradas enfatizaram o retorno no tempo de práticas memoráveis referentes as "Festas dos Pretos". A experiência de participar da "Festa dos Pretos" criou/cria fronteiras entre diferentes espaços no decorrer do tempo, atualizando-se até os dias de hoje. Por fim, discutiu-se sobre uma politização estética organizadora das práticas na Praça dos Leões a partir dos desvios históricos evidenciados pelas “Festas dos Pretos”.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.