Percepções sobre a Justiça do Yield Management: uma Análise Comparativa em Hotéis e Companhias Aéreas
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13410Resumo
Esta pesquisa mediu as percepções de justiça que potenciais clientes têm sobre práticas de preços variáveis em hotéis e em companhias aéreas, comparou-as entre si e com as percepções dos respondentes em duas pesquisas realizadas nos EUA em 1992 e 2001. As opiniões que alunos universitários deram sobre 21 cenários foram analisadas através do Teste t de Student. Elas mostraram que nos cenários considerados aceitáveis há informações claras sobre os preços cobrados, descontos razoáveis são oferecidos em troca de restrições ao cancelamento das reservas ou a antecedência com que as reservas devem ser feitas, e preços distintos são cobrados por serviços percebidos como diferentes. E que as práticas julgadas inaceitáveis incluem a oferta de benefícios considerados insuficientes quando confrontados com as restrições impostas, e a omissão de mudanças nas transações de referência. Comparando-se as médias das percepções obtidas nesta pesquisa com as apuradas nos EUA, observou-se que os respondentes daqui julgaram as práticas de preços variáveis dos hotéis e das empresas aéreas mais aceitáveis que os dos EUA em 1992 e 2001; e que as diferenças entre as médias das percepções sobre as práticas de preços dos hotéis e das empresas aéreas não foram significantes, assim como na pesquisa de 2001 nos EUA e diferente do que foi observado em 1992.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.