Uma Discussão Acerca do Uso da Pesquisa-ação em Administração e Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i1.14175Resumo
Diante da necessidade de aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade e ampliar a participação da academia no que diz respeito à solução de problemas sociais que nos cercam, a Pesquisa-Ação permanece como uma opção metodológica consistente. A Pesquisa-Ação é um método de estudo do sistema social que busca uma compreensão acerca dos processos sociais, ao mesmo tempo em que busca intervir nesses processos e resolver problemas específicos. Contudo, a Pesquisa-Ação não tem seu uso restrito à resolução de situações problemáticas, uma vez que durante o acompanhamento e a proposta de soluções tanto pesquisadores quanto atores envolvidos aumentam seus conhecimentos acerca da realidade social. A Pesquisa-Ação aproxima pesquisadores e pesquisados e o envolvimento dos participantes no processo de mudança faz com que eles pensem e reflitam sobre o que estão fazendo de forma articulada. No presente artigo, retomamos a discussão acerca do uso da Pesquisa-Ação no campo da Administração e das Ciências Contábeis. Para tanto, apresentamos as origens e fundamentos da Pesquisa-Ação, discutimos sua operacionalização de forma detalhada e refletimos acerca de seu uso em pesquisas acadêmicas. Com isso, esperamos oferecer aos pesquisadores do campo da administração e das ciências contábeis, uma alternativa metodológica para trabalhos acadêmicos voltados tanto para contribuições teóricas para o campo, quanto para as mudanças na realidade social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.