Indicadores de Endividamento Público: Um estudo a partir da revisão da literatura considerando aspectos legais, gerenciais e sociais
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.21464Resumo
O objetivo do estudo consistiu em investigar um conjunto de indicadores de endividamento público que pudesse contemplar os aspectos legais, gerenciais e sociais. A pesquisa empreendida é do tipo exploratória, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Foi utilizada a primeira etapa do instrumento de intervenção Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) o qual permite, a partir da revisão estruturada da literatura, a formação do portfólio bibliográfico (PB). A seleção dos artigos para formação do PB divide-se em três fases: (i) seleção do banco de artigos bruto; (ii) filtragem dos artigos e (iii) o teste de representatividade dos artigos. Com a formação do PB desta pesquisa os 14 artigos científicos selecionados possibilitaram uma ampliação do conhecimento científico na área, visto que abordaram em suas pesquisas a temática desta pesquisa, sempre buscando evidenciar as causas e formas de verificação do endividamento público. Estas pesquisas mostram-se relevantes, portanto, pois demonstram-se dentro da problemática estudada, estudos chaves para a compreensão e análise do endividamento público. Desta forma, além evidenciar os indicadores mais utilizados pela literatura, também permitiu identificar as fontes de estudos na área.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.