Formação Docente na Área Contábil: Contribuições da Disciplina de Metodologia do Ensino oferecida na Pós-Graduação Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.23062Palavras-chave:
Ciências Contábeis. Formação Docente. Pós-Graduação. Metodologia de ensino aplicada na contabilidade.Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar a contribuição da disciplina de Metodologia do Ensino, oferecida por um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, localizado em Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com os alunos de uma instituição pública brasileira, a amostra é composta de 27 pós-graduandos que participaram da entrevista narrativa. Os resultados apontaram que a disciplina de Metodologia do Ensino contribui para a formação docente dos alunos que estão iniciando a carreira, propicia conhecer conteúdos relevantes referentes à didática e possibilitou aos pós-graduandos conhecerem e aplicarem diferentes metodologias de ensino. Para aqueles que já atuam na docência, a disciplina promove uma reflexão sobre métodos de ensino e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no ambiente educacional. Percebe-se que a formação docente exige o aprimoramento contínuo das estratégias de ensino e discussões sobre os temas que envolvem conteúdos como: planejamento pedagógico, currículo e processo de avaliação, dentre outros. Os resultados sugerem a necessidade de sistematização da formação docente, notadamente por meio da obrigatoriedade de disciplinas de caráter didático-pedagógico.
Referências
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Pedagogia universitária ??? valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), p. 7-31, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200002>. Acesso em: 15 de jul. 2017.
ANASTASIOU, L. G. C. Ensinar, aprender, aprender e processos de ensinagem. In ANASTASIOU, L. G. C.; ALVEZ, L. P. (Orgs.). Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para a estratégia de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univille, 2009.
___________ ; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univille, 2009.
______. Metodologia do ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Orgs.). Temas e Textos em metodologia do ensino superior. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
ANDERE, M. A.; ARA??JO, A. M. P. Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade & Finanças, 19(48), p. 91-10, 2008. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34273 > . Acesso em: 12 de jul. 2017.
ARA??JO, T. S.; LIMA, F. D. C.; OLIVEIRA, A. C. L.; MIRANDA, G. J. Problemas percebidos no exercício da docência em Contabilidade. Revista de Contabilidade Financeira, 26(67), p. 93-105, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rcf/v26n67/pt_1519-7077-rcf-26-67-00093.pdf >. Acesso em: 10 de jun. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. (L., Antero Neto; A. Pinheiro, trad.). 70. ed. São Paulo: Lisboa, 2011.
BEHR, T.; TEMMEN, K. Teaching experience ??? improving teacher education with experiential learning. International Journal on New Trends in Education and Their Implications, v. 3, n. 3, p. 60-73, 2012.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, 32(1), p. 25-40, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0 Acesso em: 05 de jun. 2017.
DIAS, A. M. I. Leitura e (Auto) Formação: Caminhos percorridos por docentes na educação superior. In: VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q. (Orgs.). Docentes para a educação superior: Processos formativos. Campinas: Papirus, 2010.
FARIAS, R. S.; ARAUJO, A. M. P. Percepção dos professores de contabilidade quanto aos espaços formativos para o ofício da docência no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, 10, p. 58, 2016. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789 >. Acesso em: 23 de jun. 2017.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar Projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
______. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
LAFFIN, M.; GOMES, S. M. S. Formação pedagógica do professor de contabilidade: o tema em debate. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, 24(77), p.1-31, 2016. Disponível em: < https://www.redalyc.org/html/2750/275043450077/ >. Acesso em: 30 de mai. 2017.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.
LOUREN??O, C. D. da S.; LIMA, M. C.; NARCISO, E. R. P. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Avaliação, v. 21, n. 3, p. 691-717, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n3/1982-5765-aval-21-03-00691.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.
MARION, J. C.; GARCIA, E.; CORDEIRO, M. (1999). Discussão sobre metodologias de ensino aplicáveis à contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, 10(1), p.28-33, 1999. Disponível em: < https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/132/0 >. Acesso em: 16 de jul. 2017.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 3. ed. São Paulo: Summus, 2015.
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 2(1), p. 93-109, 2013. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338 >. Acesso em: 15 de jun. 2017.
MIRANDA, G. J. Docência Universitária: análise das disciplinas na área da formação pedagógica oferecidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, 4(2), p.81-98, 2010. Disponível em: < http://www.repec.org.br/repec/article/view/202 >. Acesso em: 22 de ago. 2017.
MIRANDA, G. J.; CASANOVA, S. P. C.; CORNACCHIONE J??NIOR, E. B. (2012). Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, 23(59), p.142-153, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rcf/v23n59/v23n59a06.pdf>. Acesso em: 24 de jun. 2017.
MOURA, M. F.; PEREIRA, N. A.; SOUZA, S. T. Debate: uma técnica de ensino voltada à pluralidade de pontos de vista. In: LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. de C. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MUYLAERT, C. J.; SARUBBI JR., V.; GALLO, P. R.; ROLIM NETO, M. L.; REIS, A. O. A. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da Usp, São Paulo, 48(2), p. 184-189, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48nspe2/pt_0080-6234-reeusp-48-nspe2-00184.pdf >. Acesso em: 05 de ago. 2017.
NERICI, I. G. Metodologia de ensino: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1981.
NEVES JUNIOR, I. J.; ROCHA, H. M. Metodologias de ensino em contabilidade: uma análise sob a ótica dos estilos de aprendizagem. Anais do Encontro da ANPAD, Brasil, 30, 2010.
NGANGA, C. S. N.; BOTINHA, R. A.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A. Mestres e doutores em contabilidade no Brasil: uma análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, Espanha, 14(1), p.83-99, 2016. Disponível em: < https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/2709 >. Acesso em: 02 de jun. 2017.
NOSSA, V. Formação do corpo docente dos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil: uma análise crítica. Caderno de Estudos, São Paulo, 21, 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cest/n21/n21a05 >. Acesso em: 28 de mai. 2017.
OLIVEIRA, A. J.; RAFFAELLE, S. C. D.; COLAUTO, R. D.; CASA NOVA, S. P.C. Estilos de aprendizagem e estratégias ludopedagógicas: percepções no ensino da contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, 6(2), p. 236-262, 2013. Disponível em: < http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/download/117/89>. Acesso em: 15 de jul. 2017.
PATRUS, R.; LIMA, M. C. A formação de professores e de pesquisadores em administração: contradições e alternativas. Revista Economia & Gestão, 14(34), 2014. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/6982>. Acesso em: 24 de jun. 2017.
PINTO, P. S. B.; PAULA, M. M.; GOMES, J. S. Metodologia do ensino: uma análise da percepção dos alunos frente a diferentes formas de ensino. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, 6, p.38-54, 2011. Disponível em: < http://www.spell.org.br/documentos/ver/33871/metodologia-do-ensino--uma-analise-da-percepcao-dos-alunos-frente-a-diferentes-formas-de-ensino >. Acesso em: 14 de jul. 2018.
SLOMSKI, V. G.; MARTINS, G. A. (2008). O conceito de professor investigador: os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva na área contábil. Revista Universo Contábil, 4(4), p. 06-21, 2008. Disponível em: < http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/1057 >. Acesso em: 10 de ago. 2017.
SLOMSKI, V. G.; GUIMARAES, I. P. ; GOMES, S. M. D. ; ARAUJO, A. M. P. ; SILVA, A. C. R. Saberes que fundamentam a prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, 178, p. 119-139, 2009. Disponível em: < http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/869 >. Acesso em: 12 de jul. 2017.
SOARES, S. R. A. Profissão professor universitário: reflexões acerca da sua formação. In: CUNHA, M. I.; SOARES, S. R.; RIBEIRO, M. L. (Orgs). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas (p. 77-98). Feira de Santana: UEFS Editora, 2009.
TEIXEIRA, M. C. Metodologia do ensino superior. Paraná: Unicentro, 2015.
VASCONCELOS, A. F.; CAVALCANTE, P. R. N.; MONTE, P.A. Fatores que influenciam as competências em docentes de ciências contábeis. Veredas Revista Eletrônica de Ciências, 5(1), p.86-101, 2012. Disponível em: < http://veredas.favip.edu.br/ojs/index.php/veredas1/article/view/8 >. Acesso em: 13 de jul. 2017.
VILLANI, A.; PACCA, J. L. A. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de ciências. Revista na Faculdade de Educação, 23(1-2), 1997. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100011>. Acesso em: 23 de jul. 2017.
WYGAL, D. E.; STOUT, D. E. Shining a light on effective teaching best practices: Survey findings from award-winning accounting educators. Issues in Accounting Education, 30(3), 173-205, 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.