Influência Familiar na Concepção dos Sistemas de Recompensas

Autores

  • EVANDRO DE NEZ Universidade Regional de Blumenau - FURB e Centro de Ensino Superior de Realeza - Cesreal https://orcid.org/0000-0003-1144-8962
  • ILSE MARIA BEUREN Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.31726

Palavras-chave:

Influência familiar. Sistemas de recompensas. Sucessão na gestão.

Resumo

Este estudo analisa a influência familiar na concepção dos sistemas de recompensas de uma empresa familiar. A influência familiar foi analisada nas dimensões poder, experiência e cultura e os sistemas de recompensas nas formas monetária e não monetária. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa industrial de baterias automotivas localizada no sudoeste do Paraná, no período anterior e posterior a transição na gestão da primeira para a segunda geração familiar. Os dados foram coletadas por meio de entrevistas de gestores, documentos e observação em reuniões. Os resultados da pesquisa indicaram influência familiar na concepção dos sistemas de recompensas e que esses são utilizados para disseminar seus ideais na organização. Com o ingresso da segunda geração na gestão da empresa, mudanças foram percebidas no perfil da gestão e dos sistemas de recompensas, mas foi mantido o propósito de disseminar a ideologia da gestão familiar. Embora alguns indicadores revelem mudança sutíl na gestão, observa-se que ela vem alterando a percepção de gestores chave da empresa. O estudo contribui para o conhecimento teórico-empírico de empresas familiares quanto à percepção da influência da família na concepção dos sistemas de recompensas e às mudanças na gestão com o ingresso da segunda geração familiar.  

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Publicado

2021-02-04

Edição

Seção

Estratégia, Organizações, e Gestão da Informação