Influência Familiar na Concepção dos Sistemas de Recompensas
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.31726Palavras-chave:
Influência familiar. Sistemas de recompensas. Sucessão na gestão.Resumo
Este estudo analisa a influência familiar na concepção dos sistemas de recompensas de uma empresa familiar. A influência familiar foi analisada nas dimensões poder, experiência e cultura e os sistemas de recompensas nas formas monetária e não monetária. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa industrial de baterias automotivas localizada no sudoeste do Paraná, no período anterior e posterior a transição na gestão da primeira para a segunda geração familiar. Os dados foram coletadas por meio de entrevistas de gestores, documentos e observação em reuniões. Os resultados da pesquisa indicaram influência familiar na concepção dos sistemas de recompensas e que esses são utilizados para disseminar seus ideais na organização. Com o ingresso da segunda geração na gestão da empresa, mudanças foram percebidas no perfil da gestão e dos sistemas de recompensas, mas foi mantido o propósito de disseminar a ideologia da gestão familiar. Embora alguns indicadores revelem mudança sutíl na gestão, observa-se que ela vem alterando a percepção de gestores chave da empresa. O estudo contribui para o conhecimento teórico-empírico de empresas familiares quanto à percepção da influência da família na concepção dos sistemas de recompensas e às mudanças na gestão com o ingresso da segunda geração familiar.
Referências
ASTRACHAN, J. H.; KLEIN, S. B.; SMYRNIOS, K. X. The F-PEC scale of family influence: A proposal for solving the family business definition problem1. Family Business Review, v. 15, n. 1, p. 45-58, 2002.
BARONTINI, R.; CAPRIO, L. The effect of family control on firm value and performance: Evidence from continental Europe. European Financial Management, v. 12, n. 5, p. 689-723, 2006.
BERNHOEFT, R. Empresa familiar: Sucessão profissionalizada ou sobrevivência comprometida. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1991.
BISBE, J.; BATISTA-FOGUET, J. M.; CHENHALL, R. Defining management accounting constructs: A methodological note on the risks of conceptual misspecification. Accounting, Organizations and Society, v. 32, n. 7-8, p. 789-820, 2007.
BORNHOLDT, W. Governança na empresa familiar: Implementação e prática. Porto Alegre: Bookman, 2005.
BRATTON, J.; GOLD, J. Human resource management: Theory and practice. 5th ed. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2012.
BURKART, M.; PANUNZI, F.; SHLEIFER, A. Family firms. The Journal of Finance, v. 58, n. 5, p. 2167-2202, 2003.
CÂMARA, P. Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humanos. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2000.
CARDOSO, L. R. Avaliando sistemas de remuneração baseados em habilidades e competências: a visão dos profissionais de gestão de pessoas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n. 21, p. 13-23, 2006.
CHENG, Q. Family firm research: A review. China Journal of Accounting Research, v. 7, n. 3, p. 149-163, 2014.
CHILD, J. Organização: Princípios e prática contemporâneos. São Paulo: Saraiva, 2012.
DONNELLEY, R. G. A empresa familiar. Revista de Administração de Empresas, v. 7, n. 23, p. 161-198, 1967.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: Modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
DUTRA, J. D.; HIPÓLITO, J. A. M. Remuneração e recompensas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
FREZATTI, F.; BIDO, D. D. S.; MUCCI, D. M.; BECK. F. Estágios do ciclo de vida e perfil de empresas familiars brasileiras. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 6, p. 601-619, 2017.
GALLO, M. Family businesses in Spain: Tracks followed and outcomes reached by those among the largest thousand. Family Business Review, v. 8, n. 4, p. 145-254, 1995.
GERSICK, K.; DAVIS, J.; HAMPTON, M.; LANSBERG, I. Generation to generation: Life cycles of the family business. Boston: Harvard Business School Press, 1997.
GRZYBOVSKI, D.;TEDESCO, J. C. Empresa familiar x competitividade: Tendências e racionalidades em conflito. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 6, n. 11, p. 37-68, 1998.
HARRIS, J. he internal organization of hospitals: some economic implications. Bell Journal of Economics, v. 8, n. 42, p. 467-482, 1997.
HOLBECHE, L. Aligning human resources and business strategy. 2nd ed. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2009.
HSU, L. C.; CHANG, H. C. The role of behavioral strategic controls in family firm innovation. Industry and Innovation, v. 18, n. 7, p. 709-727, 2011.
KAMMERLANDER, N.; VAN ESSEN, M. Research: Family firms are more innovative than other companies. Harvard Business Review, p. 1-5, 2017
KLEIN, S.; ASTRACHAN, J.; SMYRNIOS, K. The F-PEC Scale of Family Influence: Construction, validation, and further implication for theory. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(3), 321-339, 2005.
LAWLER, E. The strategic design of reward systems. Los Angeles: The Centre for Effective Organizations, Graduate School of Business Administration, 1982.
LEONE, N. M. C. P. G. Empresa familiar: Desvendando competências, racionalidades e afetos. São Paulo: Atlas, 2010.
PETRY, L. I.; NASCIMENTO, A. M. Um estudo sobre o modelo de gestão e o processo sucessório em empresas familiares. Revista Contabilidade & Finanças, 20(49), 109-125, 2009.
RAU, S. B.; ASTRACHAN, J. H.; SMYRNIOS, K. X. The F-PEC revisited: From the family business definition dilemma to foundation of theory. Family Business Review, v. 31, n. 2, p. 200-213, 2018.
RICCA NETO, D. Da empresa familiar à empresa profissional. São Paulo: Cultural, 1998.
SHANKER, M. C.; ASTRACHAN, J. H. Myths and realities: Family businesses' contribution to the US economy—A framework for assessing family business statistics. Family Business Review, v. 9, n. 2, p. 107-123, 1996.
SIMONS, R. Levers of control: How managers use innovative control systems to drive strategic renewal. USA: Harvard Business Press, 1995.
TILLMANN, C.; GRZYBOVSKI, D. Sucessão de dirigentes na empresa familiar: Estratégias observadas na família empresária. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 32, p. 45-61, 2005.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
WARD, J. Keeping the family business healthy: How to plan for continuing growth profitability and family leadership. San Francisco: Jossey-Bass Inc, 1987.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.