Práticas Ambientais, Sociais e de Governança e o Desempenho das Empresas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v18i3.62403Resumo
A preocupação das empresas com as questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) têm-se tornado relevante para a sociedade. Em função disto, parece que empresas têm passado a dar atenção a estas ações tentando incorporá-las à sua estratégia. Tem sido sugerido que um melhor padrão de ASG da empresa, além de contribuir para aprimorar a gestão, é capaz de gerar sensibilidade favorável dos stakeholders da empresa, e, assim, favorecer seu desempenho. Este trabalho tem como objetivo investigar a influência do engajamento em práticas ASG sobre o desempenho das empresas brasileiras. Para tanto, foi usada uma amostra de 685 observações anuais de 85 empresas listadas na B3 que são avaliadas pelo CSRhub Consensus ESG Ratings. Como proxy para ASG, foi utilizada a avaliação do CSRhub e a presença no ISE. Como proxy para desempenho, adotou-se o desempenho financeiro (ROA e ROE) e o valor de mercado da empresa foi medido pelo Q de Tobin. Estimação de modelos forneceram resultados que indicam haver, no Brasil, uma melhoria de desempenho da empresa que adota mais elevado padrão de ASG. Os resultados são robustos às duas proxies para ASG e às três proxies para desempenho da empresa. Estes achados indicam que, de fato, ASG parece ser capaz de melhorar a gestão da empresa e, em paralelo, de gerar uma sensibilidade positiva de seus stakeholders, o que favorece o ciclo virtuoso entre preocupação da empresa com seus stakeholders e seu desempenho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hyane Correia Forte, Vicente Lima Crisóstomo, Leonardo Moura Peixoto Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.