Os Impactos da Cultura no Processo de Capacitação das IPSAS: Uma Análise sob a Perspectiva dos Oficiais Alunos Intendentes da Marinha do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v18i3.63251Resumo
O objetivo geral dessa pesquisa foi identificar de que maneira os valores culturais predominantes nos Oficiais Alunos Intendentes da Marinha do Brasil impactam o processo de capacitação para a adoção das IPSAS. A coleta de dados foi obtida por meio da aplicação de questionário e da realização de um grupo focal. A análise dos dados foi feita mediante a utilização da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Concluiu-se que a baixa distância de poder e a orientação de curto prazo são valores que impactam de forma positiva o processo de aprendizagem, por se tratarem de valores próximos aos demandados para as IPSAS. A forte aversão à incerteza, o coletivismo e a feminilidade são valores culturais que impactam de forma negativa o processo de capacitação por distanciarem-se dos valores demandados para as IPSAS. Dessa forma, a partir dos resultados encontrados no estudo, verificou-se a importância da identificação dos aspectos culturais no processo de capacitação das IPSAS, pois permite ao instrutor adaptar sua metodologia de ensino de forma a melhorar o processo de aprendizagem, utilizando técnicas mais adequadas ao perfil da turma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mônica Souza, Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.