Ambiente Macroeconômico e Persistência das Informações Contábeis de Empresas Listadas nas Bolsa de Valores Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i3.63896Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar a relação entre medidas macroeconômicas e persistência de informações contábeis em empresas listadas em bolsas de valores à nível internacional. Para isso, foi composta uma amostra com 37.852 empresas, com dados de companhias de capital aberto ativas em bolsas de valores de 42 países, no período de 2008 a 2021, que totalizou 432.290 observações. Para a mensuração da persistência do lucro, do fluxo de caixa e dos accruals foram utilizados os modelos propostos por Sloan (1996), Dechow e Schrand (2004) e Dechow et al. (2010). Para representar o ambiente macroeconômico foram utilizadas as seguintes medidas: inflação, PIB, taxa de juros, taxa de câmbio, desemprego e dívida pública, cujos dados foram coletados da plataforma do The World Bank. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que a persistência das informações contábeis se relaciona negativamente com a inflação, taxa de câmbio e taxa de desemprego, e se relaciona positivamente com a dívida pública e o PIB, e que não sofre impacto da taxa de juros. É destacado, portanto, que as informações contábeis das companhias podem sofrer influência do ambiente macroeconômico onde estão inseridas, ou seja, o cenário econômico do país tende a afetar significativamente a qualidade das informações reportadas por suas empresas. Sendo assim, os achados contribuem com a literatura e ainda possibilitam a compreensão de como a qualidade das informações contábeis se comporta frente aos mais diversos cenários macroeconômicos sob a perspectiva da persistência, medida considerada útil aos usuários de informações contábeis e que representa a volatilidade dos números contábeis auferidos com o passar do tempo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Henrique Carvalho Bezerra Morais, Paulo Vitor Souza de Souza, Jonathas da Silva Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.