Sistema de Medição de Desempenho Habilitante: efeitos na Justiça, na Motivação e no Desempenho Gerencial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v20i1.64696Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar o efeito do sistema de medição de desempenho habilitante em relação à justiça processual, a motivação autônoma e seus reflexos no desempenho de gestores de nível intermediário. Para isso, esta pesquisa utiliza metodologia inferencial, por meio de levantamento com 128 gestores de nível intermediário de organizações brasileiras. Para a análise foi utilizada a técnica de modelagem por equações estruturais, com auxílio do software smartPLS4. Os principais resultados desta pesquisa demonstraram que gestores de nível intermediário que percebem o ambiente de trabalho como habilitante desenvolvem seu trabalho com maior sentimento de justiça processual, isto é, tendo a percepção de que os processos organizacionais são justos. Do mesmo modo, o sistema de medição de desempenho habilitante faz com que o gestor de nível intermediário sinta maior motivação para desenvolver seu trabalho. Ainda, gestores motivados trabalham de modo a orientar e liderar seus subordinados para atingir as metas impostas pela organização, levando-o a apresentar maior desempenho gerencial. Como contribuição, estes resultados geram novos insights para a literatura, demonstrando que a justiça faz com que o gestor de nível intermediário sinta motivação em relação ao trabalho que desenvolve. Estes resultados podem servir de base para alta administração, dado que a justiça em relação aos processos de trabalho, a exposição das percepções dos gestores em relação às decisões e os princípios éticos e morais da organização elevam a motivação dos gestores para desenvolver o trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rubia Frehner Poffo, Micheli Aparecida Lunardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.