E agora? Propensão dos estudantes de contabilidade a adotarem a educação a distância após o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i3.64720

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar a propensão dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis a cursar as disciplinas propostas na estrutura curricular do curso na modalidade presencial, a distância ou híbrida, após a experiência com o ensino remoto. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos alunos da área contábil de uma universidade pública, de modo que a amostra foi composta por 178 respondentes. Para tratamento dos dados, adotou-se a análise descritiva e a regressão logística. Os resultados evidenciaram que os estudantes preferem cursar, em sua maioria, as disciplinas com conteúdo específico de Contabilidade na modalidade presencial (voltadas para a formação profissional); já as disciplinas ligadas a outras áreas do conhecimento, como: Administração, Economia e Direito (ligadas à formação básica), os alunos demonstraram interesse em cursá-las a distância. Verificou-se que há relação significativa entre a modalidade de ensino escolhida pelos estudantes para as disciplinas do eixo de formação básica, formação profissional e formação teórico-prática para alguns fatores motivacionais proporcionados pela experiência no ensino remoto. Os fatores motivacionais envolvem aspectos positivos, como: os discentes se sentem confortáveis com a estrutura do ambiente virtual de aprendizagem e o ensino online propicia autonomia em relação aos horários; os aspectos negativos, por sua vez, envolvem: a falta de interação entre professores e colegas no ensino remoto, a dificuldade de manter o foco e a concentração no decorrer das aulas e a procrastinação para realizar as atividades acadêmicas. Dentre as implicações, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias, como a oferta de disciplinas a distância pelas instituições de ensino, visando reduzir a evasão e reter os estudantes no ensino superior em Contabilidade. Ademais, a pesquisa pode incentivar uma maior inclusão de práticas de ensino que se concentrem no desenvolvimento de competências digitais nos alunos.

Palavras-chave: Ensino remoto; Discentes; Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Layne Vitória Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Possui graduação em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (NEPAC-UFU).

Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Artigos