E agora? Propensão dos estudantes de contabilidade a adotarem a educação a distância após o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i3.64720Resumo
A pesquisa teve como objetivo verificar a propensão dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis a cursar as disciplinas propostas na estrutura curricular do curso na modalidade presencial, a distância ou híbrida, após a experiência com o ensino remoto. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos alunos da área contábil de uma universidade pública, de modo que a amostra foi composta por 178 respondentes. Para tratamento dos dados, adotou-se a análise descritiva e a regressão logística. Os resultados evidenciaram que os estudantes preferem cursar, em sua maioria, as disciplinas com conteúdo específico de Contabilidade na modalidade presencial (voltadas para a formação profissional); já as disciplinas ligadas a outras áreas do conhecimento, como: Administração, Economia e Direito (ligadas à formação básica), os alunos demonstraram interesse em cursá-las a distância. Verificou-se que há relação significativa entre a modalidade de ensino escolhida pelos estudantes para as disciplinas do eixo de formação básica, formação profissional e formação teórico-prática para alguns fatores motivacionais proporcionados pela experiência no ensino remoto. Os fatores motivacionais envolvem aspectos positivos, como: os discentes se sentem confortáveis com a estrutura do ambiente virtual de aprendizagem e o ensino online propicia autonomia em relação aos horários; os aspectos negativos, por sua vez, envolvem: a falta de interação entre professores e colegas no ensino remoto, a dificuldade de manter o foco e a concentração no decorrer das aulas e a procrastinação para realizar as atividades acadêmicas. Dentre as implicações, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias, como a oferta de disciplinas a distância pelas instituições de ensino, visando reduzir a evasão e reter os estudantes no ensino superior em Contabilidade. Ademais, a pesquisa pode incentivar uma maior inclusão de práticas de ensino que se concentrem no desenvolvimento de competências digitais nos alunos.
Palavras-chave: Ensino remoto; Discentes; Ciências Contábeis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andressa Flores Tiago, Edvalda Araújo Leal, Layne Vitória Ferreira, Leonardo de Rezende Costa Nagib

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.