Conselho de Administração na Flexibilidade Estratégica de Empresas Familiares
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i3.64995Resumo
A flexibilidade estratégica é uma importante qualidade para as empresas se manterem competitivas e atuantes, por isso entender o que está por trás dessa característica das empresas é essencial, principalmente quando se trata de empresas familiares, que prezam tanto pela continuidade dos negócios para as próximas gerações. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar o controle da família e a composição do conselho de administração na Flexibilidade Estratégica de empresas familiares. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, survey, e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa correspondeu a 109 empresas familiares brasileiras do gênero alimentício, o qual foi enviado um questionário eletrônico. Para a análise dos dados foi realizado Cluster K-means. Confirmou-se por meio do modelo empírico testado, que as empresas controladas por apenas uma família e com menor participação da família no conselho tem maior flexibilidade estratégica (Cluster 3). Confirmou-se que mais de uma família no controle da empresa e ausência de conselho de administração resultou em menor flexibilidade estratégica (Cluster 2). O Cluster 1 é composto por empresas controladas por uma ou mais famílias e majoritariamente por empresas que têm mais membros familiares no conselho de administração. Por fim, o Cluster 3 apresentou diferença de média da flexibilidade estratégica quando comparado com o Cluster 1 e o Cluster 2. Este estudo contribuí com os gestores de empresas familiares ao proporciona insights sobre a influência da participação dos membros da família no conselho de administração e como isso está atrelado a flexibilidade estratégica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiane Wornath Weissmantel, Meurer, T., Hein, N., Beck, Franciele.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.