Influência da percepção da justiça organizacional no engajamento no trabalho: interveniência da satisfação no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i3.65597Resumo
O estudo avalia a influência da percepção da justiça distributiva, processual e interacional no engajamento no trabalho, mediada pela satisfação no trabalho. Foi realizada uma pesquisa com 94 funcionários de escritórios de contabilidade da Região Norte. Para a análise de dados, utilizou-se uma modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados sugerem que a justiça distributiva exerce influência significativa e negativa no engajamento no trabalho e positiva na satisfação no trabalho. A justiça processual influencia positivamente o engajamento no trabalho, assim como a justiça interacional tem relação positiva com a satisfação no trabalho, que, por sua vez, impacta o engajamento no trabalho. Também foi possível observar uma mediação parcial da satisfação no trabalho na relação entre a justiça distributiva e o engajamento no trabalho. Em termos de contribuição teórica, o estudo explora as relações entre justiça organizacional, satisfação no trabalho e engajamento no trabalho. Em termos práticos, os resultados fornecem orientações para gestores e profissionais de recursos humanos, indicando que a promoção de ambientes de trabalho respeitosos e a valorização da satisfação dos funcionários podem aumentar o engajamento. A pesquisa é restringida a funcionários de escritórios de contabilidade na Região Norte, o que limita a extensão dos resultados para outras organizações e regiões geográficas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosana Santos de Oliveira, Carlos Eduardo Facin Lavarda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.