Efeitos dos Diferentes Modelos de Classificação e Mensuração Contábil de Criptomoedas
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i3.65604Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar o impacto dos diferentes modelos de classificação e mensuração de criptomoedas nas demonstrações financeiras em termos de posição patrimonial, desempenho e análise econômico-financeira. O mercado de criptomoedas se desenvolveu de forma importante nos anos recentes, alcançando valor de mercado semelhante ao das bolsas de valores da Alemanha ou da Austrália. Na ausência ou insuficiência de normas específicas para contabilização de criptomoedas, os preparadores de relatórios financeiros se baseiam em orientações interpretativas e em uma diversidade de requisitos e princípios subjacentes aplicados nas diferentes jurisdições nacionais. A análise foi desenvolvida a partir de revisão de literatura e de teste prático, realizado por meio da simulação da contabilização de operações com criptomoedas. Como resultado, foi constatado que os diferentes modelos de classificação e de mensuração aplicados atualmente na contabilização de criptomoedas tornam as demonstrações financeiras incomparáveis e podem induzir os usuários a erros de interpretação. O estudo contribui para o ambiente de discussão, interpretação e aplicação de normas contábeis nas transações com criptomoedas e destaca a importância da contabilidade nas análises e no processo de tomada de decisões econômicas dos usuários. Adicionalmente, o estudo sugere um caminho para futuras regulações acerca do tema, além de indicar campos promissores para novas pesquisas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Russolo Ferreira, Bruno Afonso de Oliveira, José Alves Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.