Eficácia e Eficiência: Influência da Satisfação dos Servidores Ministeriais em Timor-Leste
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v20i2.67036Resumo
O estudo analisou a influência da satisfação intrínseca e extrínseca no trabalho sobre a eficácia e eficiência do desempenho gerencial no contexto orçamentário de servidores ministeriais do Timor-Leste. Uma amostra de 119 servidores dos Ministérios de Timor-Leste contribuiu com evidências empíricas. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) e a análise do mapa de importância-desempenho (IPMA), além da estatística descritiva das variáveis. Os principais resultados sugerem que a relação entre a satisfação intrínseca no trabalho e o desempenho gerencial, em termos de eficácia e eficiência, não apresentou significância estatística. Em contraste, a satisfação extrínseca no trabalho demonstrou relação positiva e significativa tanto na eficácia como na eficiência. Adicionalmente, a análise IPMA destacou que a satisfação intrínseca é um preditor indispensável para alcançar o melhor desempenho em termos de eficácia e eficiência, reforçando a importância de estratégias organizacionais voltadas à valorização das experiências e do reconhecimento individual no ambiente de trabalho. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui ao ampliar a compreensão sobre como as dimensões da satisfação no trabalho influenciam o desempenho gerencial em contextos governamentais de economias emergentes, um tema ainda pouco explorado. As conclusões do estudo podem orientar políticas e práticas voltadas à melhoria da eficácia e da eficiência da gestão pública em Timor-Leste.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Miranda Goretti da Costa Soares, Rosana Santos de Oliveira, Carlos Eduardo Facin Lavarda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.