Quando as mulheres escrevem aos filósofos. Elisabeth da Boémia e Damaris Cudworth
Abstract
No Século XVII os salões literários começam a acolher mulheres cultas no seu seio. E a presença delas ganha relevo nas frequentes cartas que enviaram aos filósofos, procurando esclarecer dúvidas e levantando-lhes problemas. Para os estudiosos contemporâneos esta correspondência epistolar é extremamente importante, constituindo uma ajuda preciosa para o esclarecimento de dúvidas. Assim acontece com as questões colocadas pela Princesa Elisabeth da Boémia a Descartes sobre as relações entre corpo e alma e com os esclarecimentos pedidos a Leibniz por Damaris Cudworth (Lady Masham) sobre determinadas noções básicas defendidas
por este filósofo, como a noção de substância e a tese da harmonia pré-estabelecida
Downloads
Veröffentlicht
2022-08-10
Ausgabe
Rubrik
Artigos Temáticos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.