Representación política y máquina escénica del Estado
Abstract
A concepção moderna de política supõe uma mudança na relação entre o soberano e seus súditos. O Direito Natural e o pensamento de Hobbes encontraram a nova concepção política na qual aparecem o conceito secularizado de representação e o de Contrato. Isso exige enormes transformações sociais e acarretará mudanças drásticas na consideração pública do cidadão. O primeiro e mais decisivo efeito é a transformação da sociedade em mercado e o surgimento da sociedade espetacular moderna. O cidadão, velho sujeito político, dá lugar à nova forma de espectador-consumidor. Contra o fundamento aristotélico-tomista natural do político, o “moderno” se revela teatralmente, e o palco é, portanto, uma metáfora da vida pública.
Downloads
Published
2022-08-15
Issue
Section
Seção Geral
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.