Pascal, da reflexão geométrica à experiência do infinito
Palabras clave:
Pascal, Infinito, Geometria, Condição humanaResumen
A discussão pascaliana sobre os infinitos passa por vários de seus escritos científicos e apologéticos, mas em todos o filósofo é constante ao destacar o alcance ético desta discussão. O objetivo deste artigo é examinar como o problema do infinito surge no debate matemático para depois ganhar as páginas da apologia. Esta passagem de um domínio a outro é também a passagem de um ponto de vista racional (ainda que seja a razão confrontando-se com seus limites) para um ponto de vista focado na experiência humana do infinito.
Descargas
Publicado
2021-11-13
Número
Sección
Seção Geral
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.