Notas sobre a relação do método e as noções de intuição e dedução para o alcance do cogito em Descartes
Résumé
A filosofia de Descartes é de grande relevância na história do pensamento. Entre os diversos temas de investigação do autor, se destacam a constituição de um método de busca para o conhecimento e o estabelecimento de um fundamento único para este conhecimento. Pensando nisso, este texto propõe uma investigação sobre os meios pelos quais Descartes considera possível alcançar o conhecimento e como esses meios, legitimados pelo autor, se relacionam diretamente com a primeira verdade, o cogito. Para esse fim, o texto se divide em dois momentos: o primeiro, relacionado aos métodos expostos no Discurso do método e nas Regras para
a direção do espírito; o segundo, examina como o cogito, tal como descoberto nas Meditações metafísicas, se relaciona com os meios de aquisição do conhecimento.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Jéssica Kellen Rodrigues 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.