Eternidade da mente e “o remédio das paixões” na Ética de Spinoza
Abstrakt
A última parte da Ética demonstrada à maneira dos geômetras, obra mais importante do projeto ético de Baruch Spinoza, revela o que pode ser considerado uma contradição ou assimetria com o restante da obra, na questão da relação da mente com o corpo. Em suas últimas afirmações, particularmente na segunda metade da parte 5, Spinoza se concentra em mostrar como a ação reflexiva da mente é o ponto fundamental para a beatitude. Deste modo, a vida presente e a busca de um “remédio para as afecções” deixam de ser o que impulsiona o indivíduo eticamente em direção à beatitude. Neste artigo apresento como a compreensão das essências na filosofia de Spinoza é fundamental para o entendimento de que a parte eterna da mente é o caminho correto para a conclusão do projeto ético spinozano de uma vida vivida a partir do ponto de vista da eternidade.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Prawa autorskie (c) 2024 Jonathan Alves Ferreira de Sousa
Utwór dostępny jest na licencji Creative Commons Uznanie autorstwa 4.0 Międzynarodowe.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.