Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Sul Global é uma publicação quadrimestral do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ) dedicada a estudos acadêmicos relevantes e originais em Relações Internacionais, Estudos de Defesa e Ciência Política prioritariamente, mas aberta a todos os temas e áreas com implicações políticas, sociais, culturais, econômicas e estratégicas para o Sul Global.
São publicados textos em português, espanhol e inglês, e aceitas submissões de artigos de pesquisa, resenhas temáticas e resenhas de livros, além de propostas para edições especiais. Os editores encorajam que sejam feitas submissões de pesquisadores e profissionais de todo o mundo.
Os autores devem ter título de doutorado ou comprovarem matrícula em um programa de doutorado e/ou terem forte experiência profissional/acadêmica em Relações Internacionais, Ciência Política ou outras áreas afins à linha editorial da revista. Em casos de co-autoria, pelo menos um dos autores deverá atender plenamente a este critério. Os editores se reservam o direito de rejeitar antes da revisão manuscritos que não se adequam às normas da revista ou que tenham conteúdo e/ou desenvolvimento inapropriado ou impreciso.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todas as colaborações enviadas à Sul Global são submetidas ao Comitê de Redação, composto pelo editor-chefe e pelos editores associados e responsável pelo encaminhamento dos textos para dois pareceristas externos à revista (revisão cega por pares – double blind). Ao Comitê cabe a decisão final sobre a publicação, reservando-se o direito de sugerir modificações, com o objetivo de adequá-las às dimensões da revista e/ou ao seu padrão editorial. Recomenda-se, portanto, que sejam observadas as Condições para Submissão de Artigos aqui expostas antes de que sejam encaminhados à redação. A publicação de um artigo ou resenha é de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, portanto, o endosso do Conselho Editorial. Aos autores não incorrem quaisquer encargos e taxas de submissão, avaliação e publicação de seus artigos.
Condições para submissão de artigos
1- Ser original e inédito, condizente com a linha editorial da revista, e não estar em processo de avaliação para publicação por outro periódico.
2- O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (extensão .doc ou .docx) e não ultrapassar 25 páginas ou cerca de 53.000 caracteres com espaços (configuração: espaço 1,5; margens padrão, papel formato A4).
3- O título deve ser sucinto e preciso e deve estar na língua do artigo e em inglês.
4- Resumo e abstract na língua do artigo e em inglês, e que não ultrapasse 10 linhas (cerca de 1.000 caracteres com espaços), com as respectivas palavras-chave/keywords.
5- Nota biográfica sucinta, com atividade atual e instituição a que pertence; e-mail e telefones de contato. Nesta nota não entram obras publicadas anteriormente.
6- Sites e links citados checados e com data de acesso informada e atualizada.
7- Tabelas, quadros, gráficos e etc. no corpo do texto e não no final do documento como anexos. Além disso, para que sejam editados, enviá-los no programa que os gerou, em arquivo(s) separado(s), por exemplo, em Excel, identificando esses arquivos com o título do artigo e Tabela 1, Gráfico 2 etc.
Integridade da Avaliação Cega por Pares
Com o objetivo de assegurar a integridade da avaliação cega por pares, os autores do documento devem excluir do texto, das notas de rodapé e das referências bibliográficas todas as informações que facilitem sua identificação. O não cumprimento deste requisito implicará na não aprovação do material para publicação.
Política contra plágio
A Sul Global possui uma rigorosa política de combate ao plágio e recomenda que seus avaliadores usem todos os recursos legais disponíveis para verificar possíveis ocorrências nos textos avaliados. A revista também não publica artigos com um alto nível de autoplágio. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de trechos de outros artigos, fazer as devidas citações.
Resenhas Temáticas e Resenhas de Livros
As resenhas temáticas da Sul Global devem abranger um conjunto específico de literaturas, autores ou tradições de pensamento. Elas devem ser escritas com o objetivo de comunicar as contribuições dessas literaturas para o público da revista. Assim como os artigos, as resenhas serão submetidas à revisão cega por pares. O texto não deve exceder 6000 palavras, incluindo notas e referências.
A Sul Global também incentiva submissões de resenhas de livros que se enquadrem no âmbito da revista. Estas devem cobrir pelo menos um livro recentemente publicado e não deverá ter mais do que 1200 palavras. As resenhas de livros não são submetidas à revisão cega por pares, mas avaliadas pelo Comitê de Redação.
Propostas de Edições Especiais
A Sul Global também recebe propostas para edições especiais, que devem ter entre 7 e 11 artigos que tratem sobre um tema comum ou um mesmo conjunto de questões. Em conjunto com o Comitê de Redação da Sul Global, o Editor(es) Convidado(s) selecionará artigos para avaliação, supervisionará o processo de revisão por pares e estará envolvido na finalização do editorial. Os artigos devem seguir as mesmas orientações de submissão de trabalhos e serão submetidos ao mesmo processo de revisão cega por pares. Os artigos submetidos às edições especiais devem seguir as orientações gerais e de estilo da Sul Global. As propostas para edições especiais não devem exceder 5.000 palavras no total (incluindo notas e referências) e devem incluir:
- Título da Edição Especial;
- Nome(s), filiação(ões), informações de contato e currículo(s) resumido(s) do(s) Editor(es) Convidado(s);
- Breve texto apresentando a temática da edição proposta;
- Justificativa da proposta;
- Títulos, resumos e cinco palavras-chave de todos os artigos que o(s) Editor(es) Convidado(s) desejar(em) incluir;
- Nome, filiação e informação de contato de cada colaborador.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.