Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Sul Global?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Envio de Manuscritos

Artigos, resenhas temáticas e resenhas de livros devem ser submetidos online pelo site da Sul Global.

Novos usuários deverão primeiramente criar uma conta. Propostas de edições especiais devem ser enviadas por email, através do endereço eletrônico: lvalente@irid.ufrj.br .  

Condições para submissão de artigos

1-      Ser original e inédito, condizente com a linha editorial da revista, e não estar em processo de avaliação para publicação por outro periódico.

2-      O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (extensão .doc ou .docx) e não ultrapassar 25 páginas ou cerca de 53.000 caracteres com espaços (configuração: espaço 1,5; margens padrão, papel formato A4).

3-      O título deve ser sucinto e preciso e deve estar na língua do artigo e em inglês.

4-      Resumo e abstract na língua do artigo e em inglês, e que não ultrapasse 10 linhas (cerca de 1.000 caracteres com espaços), com as respectivas palavras-chave/keywords.

5-      Nota biográfica sucinta, com atividade atual e instituição a que pertence; e-mail e telefones de contato. Nesta nota não entram obras publicadas anteriormente.

6-      Sites e links citados checados e com data de acesso informada e atualizada.

7-      Tabelas, quadros, gráficos e etc. no corpo do texto e não no final do documento como anexos. Além disso, para que sejam editados, enviá-los no programa que os gerou, em arquivo(s) separado(s), por exemplo, em Excel, identificando esses arquivos com o título do artigo e Tabela 1, Gráfico 2 etc.

Integridade da Avaliação Cega por Pares

Com o objetivo de assegurar a integridade da avaliação cega por pares, os autores do documento devem excluir do texto, das notas de rodapé e das referências bibliográficas todas as informações que facilitem sua identificação. O não cumprimento deste requisito implicará na não aprovação do material para publicação.

Todos os manuscritos devem ainda seguir rigorosamente as instruções aos autores descritas no item “Preparação de manuscritos”.

Preparação de manuscritos

 

1) Sul Global publica textos em português, espanhol e inglês. Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas no corpo do texto para a língua do artigo. Se tradução livre, anotar isso, e, se necessário, inserir o original no rodapé. Grifos nas citações também devem estar esclarecidos se do autor original ou do autor do artigo.

2) Todas as citações, por menores que sejam, devem conter sua fonte (autor ou publicação, ano e página); a Sul Global não usa idem ou ibidem. Citações que ocupem mais de três linhas no texto devem ser destacadas em corpo/letra menor em parágrafo separado.

3) Todas as fontes citadas no texto devem estar, obrigatoriamente, com informações bibliográficas completas ao final do artigo e não como notas de rodapé.

4) Notas de rodapé apenas complementam alguma informação do texto, e nunca devem ser criadas para referências bibliográficas de autores ou obras que estão sendo tratados.

5) Sul Global não usa destaques sublinhados ou em negrito. E o itálico é reservado principalmente para palavras estrangeiras.

6) Se uma publicação eletrônica, link, ou site citado não estiver mais acessível na internet, manter a data em que foi acessado e inserir nota a respeito; se na bibliografia, colocar essa informação entre colchetes.

7) Todas as siglas devem ter seu nome escrito por extenso em sua primeira ocorrência no texto. Repete-se o seu significado, isto é, a sigla por extenso ao longo do texto apenas se necessário.

8) Instituições estrangeiras são grafadas em letra normal, não em itálico, acompanhada de sua tradução em português se não for de conhecimento comum.

9) É necessário respeitar as novas regras ortográficas em vigor;

10) As fontes de citações ou remissões a obras feitas no texto seguem o sistema autor/data – o nome do autor só com a primeira letra em maiúscula. Exemplos: “[…] conforme Cardoso (2012)”; “<citação ou texto que remete ao autor/obra>” (Becker, 1997, p. 18) ou (Santos e Moraes, 1991). Se houver mais de uma obra de mesmo autor e data, são identificadas tanto no texto como na bibliografia com o acréscimo de letras minúsculas.

11) Referências bibliográficas:

Livro de um autor:

COSENZA, L. G. F. F. 1998. Literatura e sociedade no Brasil. 3. ed. Niterói: Cortez.
SPECTOR, L. 1954. Droit naturel et histoire. Montpellier: Plon.

 

Livro de dois autores ou organizadores:


MACHADO, P.; ZORBA, D. (orgs.). 2012. O Estado de Direito: história, teoria, crítica. São Paulo: Martins Fontes.

Livro com mais de três autores:


VALERY, P. et al. 1999. The weight of the world. Cambridge: Polity Press.

 

Capítulo de livro ou artigo de coletânea:


IORIO, J. R. 2009. “Estatuto da cidade: a construção de uma lei”. In: SANTOS, C. S.; VALDÉZ, A. (orgs.). O estatuto de Salvador. Salvador: Ministério das Cidades/ Aliança das Cidades, 2012, pp. 21-39.

 

Artigo em periódico:

MENDONÇA, C. 1978. “Reforma do Estado e política em Saúde”. Política e Economia, v. 2, n. 4, pp. 12-22.

Trabalho apresentado em congresso:


BARREIRA, K. E. Sakalauska; BELANGERO, J. S. 2013. Suprema Corte norte-americana, Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Corte Internacional de Justiça no caso Medellín. Paper apresentado no IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, Belo Horizonte, 22 a 26 de julho.

 

Publicação em meio eletrônico:


BRASIL. Ministério da Defesa. 2008. Estratégia nacional de defesa. Disponível em: <www.defesa.gov.br/projetosweb/estratégia/arquivos/estrategia_defesa_nacional_portugues.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.