A katábasis de Orfeu no Brasil, por Cacá Diegues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10173

Palavras-chave:

Cacá Diegues, Recepção da cultura clássica, Bandido social, Traficante de drogas.

Resumo

O mito de Orfeu foi reelaborado diversas vezes pelo cinema brasileiro. Procura-se contrapor a katábasis produzida por Cacá Diegues a de Marcel Camus, com Orphée Noir (1958), em dois momentos, em A cidade grande (1966) e Orfeu (1999). Argumenta-se que o bandido social e o traficante de drogas são personagens centrais para a produção de distintas composições do inferno feitas por Diegues.

Biografia do Autor

Igor Barbosa Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em História pela UFMG (bolsista CAPES), na linha de pesquisa História e Culturas Políticas, possui graduação e mestrado na mesma instituição. Atualmente, pesquisa recepção da cultura clássica no período da ditadura militar brasileira, em especial as produções escritas e cinematográfica de Roberto Freire. Tem interesse em História Antiga, Literatura, Cinema e Direitos Humanos.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Cardoso, I. B. (2017). A katábasis de Orfeu no Brasil, por Cacá Diegues. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 5(1), 31–39. https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10173

Edição

Seção

Artigos