A katábasis de Orfeu no Brasil, por Cacá Diegues

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10173

Mots-clés :

Cacá Diegues, Recepção da cultura clássica, Bandido social, Traficante de drogas.

Résumé

O mito de Orfeu foi reelaborado diversas vezes pelo cinema brasileiro. Procura-se contrapor a katábasis produzida por Cacá Diegues a de Marcel Camus, com Orphée Noir (1958), em dois momentos, em A cidade grande (1966) e Orfeu (1999). Argumenta-se que o bandido social e o traficante de drogas são personagens centrais para a produção de distintas composições do inferno feitas por Diegues.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Igor Barbosa Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em História pela UFMG (bolsista CAPES), na linha de pesquisa História e Culturas Políticas, possui graduação e mestrado na mesma instituição. Atualmente, pesquisa recepção da cultura clássica no período da ditadura militar brasileira, em especial as produções escritas e cinematográfica de Roberto Freire. Tem interesse em História Antiga, Literatura, Cinema e Direitos Humanos.

Téléchargements

Publiée

2017-06-30

Comment citer

Cardoso, I. B. (2017). A katábasis de Orfeu no Brasil, por Cacá Diegues. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 5(1), 31–39. https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10173

Numéro

Rubrique

Artigos