A recepção das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho

Samea Ghandour

Resumo


Este artigo perscruta a encenação das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho, a saber: Fragmentos Troianos (1999), Medeia (2001) e Medeia 2 (2002). Essa análise se pautará: a) na minha observação dos vídeos, fotos e programas das peças, gentilmente cedidos pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), b) nas entrevistas concedidas por Emerson Danesi, ex-ator e diretor de algumas peças do CPT, c) na minha apreensão direta de informações fragmentárias a partir de encontros que tive com Antunes Filho, d) nos relatos de Sebastião Milaré in memoriam, e) na crítica teatral veiculada em jornais e revistas de circulação nacional na época das encenações. Os espetáculos serão analisados a partir dos seguintes pontos: a) gênese, b) contexto da produção e c) soluções cênicas adotadas.

 


Palavras-chave


estudos da recepção; Eurípides; Fragmentos Troianos; Medeia; Antunes Filho

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DOI: https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21700

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