A recepção das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21700Palavras-chave:
estudos da recepção, Eurípides, Fragmentos Troianos, Medeia, Antunes FilhoResumo
Este artigo perscruta a encenação das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho, a saber: Fragmentos Troianos (1999), Medeia (2001) e Medeia 2 (2002). Essa análise se pautará: a) na minha observação dos vídeos, fotos e programas das peças, gentilmente cedidos pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), b) nas entrevistas concedidas por Emerson Danesi, ex-ator e diretor de algumas peças do CPT, c) na minha apreensão direta de informações fragmentárias a partir de encontros que tive com Antunes Filho, d) nos relatos de Sebastião Milaré in memoriam, e) na crítica teatral veiculada em jornais e revistas de circulação nacional na época das encenações. Os espetáculos serão analisados a partir dos seguintes pontos: a) gênese, b) contexto da produção e c) soluções cênicas adotadas.
Referências
Referências bibliográficas:
APOLLONIUS. Argonautiques. Paris: Les Belles Letres, 1974.
BRANDÃO, Junito de Souza. Troia Histórica, Troia Mítica e as Invasões dos Dórios. In: Mitologia Grega. 13ª edição. São Paulo: Vozes, 1999.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Com Bill Moyers. Org. Betty Sue Flowers. Trad. Calos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.
ELIADE, Mircea. Mito do Eterno Retorno. Tradução José A. Ceschin. São Paulo: Mercuryo, 1992.
_______________. A história das crenças e das ideias religiosas. Trad. Roberto Corte de Lacerda. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
EURÍPIDES. Hécuba. In: Teatro Completo, vol. I. Tradução Jaa Torrano – 1ª ed. São Paulo: Iluminuras, 2016.
___________. Medeia. In: Teatro Completo, vol. I. Tradução Jaa Torrano – 1ª ed. São Paulo: Iluminuras, 2016.
_________. As Troianas. In: Teatro Completo, vol. II. Tradução Jaa Torrano – 1ª ed. São Paulo: Iluminuras, 2016.
___________. Medeia; Hipólito; As Troianas. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e Tradução Jaa. Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1991.
JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Trad. Maria Lúcia pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
________________. Psicologia do inconsciente. Trad. Maria Luiza Appy. Petrópolis: Vozes, 1987.
KANTOR, Tadeusz. Il teatro dela morte. Trad. italiana de Maria Grazia Gregori e Luigi Sponzilli. Milão: Ubulibre/Ediczioni Il Formichiere, 1979.
MILARÉ, Sebastião. Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
NIETZSCHE, Friedrich. A origem da tragédia. Lisboa: Guimarães editores, 1978.
PAULA, Lee Taylor de Moura. Manifestação do Ator: Formação no Centro de Pesquisa Teatral (CPT). São Paulo: L. M. Paula, 2014, 226p.
RINNE, Olga. Medeia, o direito à ira e ao ciúme. São Paulo: Cultrix, 1998.
RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Teatro completo. Organização: Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981/1990 (4 volumes).
VALÉRY, Paul. Introdução ao Método de Leonardo da Vinci. In: Variedades. pp. 141-171. São Paulo: Iluminuras, 2011.
STANISLAVSKY, Constantin. Minha vida na arte. Trad. Esther Mesquita. São Paulo: Ed. Anhembo, 1956.
_______________________. A preparação do ator. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996 (13ª edição).
SNELL, Bruno. A descoberta do espírito. São Paulo: Edições 70, 1992.
SÓFOCLES. Antígona. Trad. Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2009.
VERNANT, Jean Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. São Paulo: Edusp, 1980.
___________________. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Edusp, 1980.
Crítica e websites
Fragmentos Troianos
DE SÁ, Nelson. Antunes Filho vai à guerra com “Fragmentos Troianos”. 1999. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq10059905.htm
BRAGATO, Marcos. Fragmentos Troianos. Aclamada peça de Antunes Filho remete aos horrores do século 20. 1999. Disponível em: http://www.terra.com.br/istoegente/17/diversaoearte/teatro_troia.htm
Milênio trágico. Fragmentos Troianos, ótima adaptação de Antunes Filho para a peça de Eurípides, traça o perfil de horrores acontecidos no século XX. 1999. Disponível em: http://istoe.com.br/29000_MILENIO+TRAGICO+/
DE SÁ, Nelson; PAIVA, Marcelo Rubens. O teatro apolíneo de Antunes Filho. 2000. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0602200004.htm
Medeia
http://ww2.sescsp.org.br/sesc/hotsites/cpt_novo/areas.cfm?cod=4&esp=15
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,estreia-a-medeia-de-antunes- filho,20010724p7024
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,medeia-de-antunes-e-um-espetaculo-unico,20010809p7044
Medeia 2
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0711200206.htm
Geral
FREITAS, Renata Cazarini de. http://palcoclassico.blogspot.com
Filmes
BOULLE, Pierre. Planet of the Apes. Adaptação de Michael Wilson Rod Serling. Direção de Franklin J. Schaffner. EUA, 1968.
EURÍPIDES. Medeia. Adaptação e direção de Pier Paolo Pasolini. Itália, 1969.
__________________. Adaptação de Thomsen Preben. Direção de Lars Von Trier. Dinamarca, 1988.
KAWALEROWICZ, Jerzy (concepção e direção). Madre Joana dos anjos. Polônia. 1961.
SPIELBERG, Steven; KENEALLY, Thomas. Schindler’s List. EUA , 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.