Considerações sobre vergonha e desvergonha na peça Sâmia de Menandro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v11i2.62360

Palavras-chave:

Sâmia, Menandro, Aristóteles, vergonha

Resumo

Na Retórica, Aristóteles define a vergonha como "certo pesar ou perturbação de espírito relativamente a vícios, presentes, passados ou futuros, suscetíveis de comportar uma perda de reputação" e a desvergonha como um "desprezo ou insensibilidade perante os mesmos vícios''. No presente trabalho, procuramos capturar alguns movimentos e linguagens na peça Sâmia de Menandro e tecermos reflexões sobre a preocupação das personagens com sua própria reputação em face ao pudor, à vergonha e à desvergonha, e aos olhares e expectativas públicos e privados.

Biografia do Autor

Samea Ghandour, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Letras Clássica na Universidade de São Paulo (USP). Bolsista da CAPES. Mestre e bacharel em Letras Clássicas pela FFLCH-USP. Integra os grupos de pesquisa Estudos Sobre o Teatro Antigo e Hellenistica

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Publicado

2024-03-09

Como Citar

Ghandour, S. (2024). Considerações sobre vergonha e desvergonha na peça Sâmia de Menandro. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 11(2), e112202310. https://doi.org/10.25187/codex.v11i2.62360

Edição

Seção

Dossiê Emoção no drama antigo: comédia e diálogo platônico