Reparar (em) Filoctetes
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v13i1.69118Palavras-chave:
Filoctetes , Sófocles, reparação, vingançaResumo
A tragédia Filoctetes de Sófocles evoca o dilema ético de Neoptólemo, a bambear entre o cumprimento das ordens de Odisseu e a fidelidade ao seu próprio caráter, fazendo jus a Aquiles como modelo de nobreza. Nessa senda, o protagonista é o meio do caminho, a pedra em que os aqueus tropeçam e pisam uma vez mais, a aguardar alguma espécie de reparação e de olhar, a lhe despertarem para o atravessamento de sua narrativa traumática, algo que só ele poderá fazer por si próprio.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. Prefácio e introdução de Manuel Alexandre Júnior. Tradução: Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de notas: Luciano Ferreira de Souza. São Paulo: Matin Claret, 2016.
CAIRNS, D. Representations of Remorse and Reparation in Classical Greece. In: Remorse and Reparation. Ed. Murray Cox, 1999, pp. 171-188.
GHANDOUR, S. Considerações sobre vergonha e desvergonha na peça Sâmia de Menandro. Codex - Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, vol. 11, n. 2, e112202310, 2023.
KONSTAN, D. Shame in Ancient Greece. The Johns Hopkins University Press. Social Research, winter 2003, Vol. 70, No. 4, Shame (winter 2003), pp. 1031-1060.
LESKY, A. A tragédia grega. Trad. J. Guinsburg, Geraldo Gerson de Souza e Alberto Guzik. Revisão Geraldo Gerson de Souza. Produção Ricardo W. Neves e Adriana Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SÓFOCLES. Filoctetes. Tradução de Trajano Vieira. Ensaio de Edmund Wilson. São Paulo: Ed. 34, 2009.
VERNANT, J-P. & VIDAL-NAQUET, P. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2008, pp. 125-145.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samea Ghandour

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







