O Coro e o Povo na Oresteia, de Ésquilo: o coro de Agamêmnon
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v11i1.55675Palavras-chave:
Coro, Povo, Oresteia, Ésquilo, Agamêmnon.Resumo
O coro de Agamêmnon, constituído por anciãos, homens livres que circulam livremente no espaço público e estão às voltas com os acontecimentos políticos de Argos, aproxima-se do modo de viver dos cidadãos atenienses. O coro inclusive profere ferrenhas críticas a Agamêmnon, embora de forma velada. Detentor de um destino coletivo e de uma ligação indireta com os deuses e também agindo como interlocutor do presente democrático ateniense com seu glorioso passado mítico aristocrático, há uma inegável aproximação do coro com o povo. O povo, contudo, não é uma coletividade coesa como o coro, é muito diverso e a relação entre o coro e o povo é indireta e parcial. Dito isso, Agamêmnon é uma das tragédias nas quais o coro mais se aproxima do povo ateniense em suas críticas, seu zelo pela cidade, sua insubordinação contra tiranos, e demais ações.
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