O discurso sobre a terra italiana nas Geórgicas de Virgílio
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v5i2.13467Palavras-chave:
Poesia Didática, Discurso Poético, DigressõesResumo
As Geórgicas (37-30 a.C.) constituem um poema sobre a vida rural e as diversas atividades agrícolas: o cultivo dos cereais, a arboricultura, em especial o cultivo da vinha, a criação dos rebanhos e a apicultura. Cada um dos quatro livros que compõem a obra descreve uma atividade específica, por meio do discurso eminentemente didático. Ao longo da obra, porém, notam-se diversas passagens digressivas, em que o poeta narra sobre outros temas, em geral, de cunho religioso, mitológico e filosófico. Uma destas passagens, conhecida como Laudes Italiae, versos 136 a 176 do II canto, constitui um verdadeiro hino de louvor às terras italianas. Intentamos verificar a relevância de alguns dos temas tratados nos referidos versos das Geórgicas, considerando, sobretudo, o contexto de produção da obra, e buscando compreender o seu significado dentro deste poema didático.
Referências
a) Fontes Antigas:
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Introdução, tradução e comentários Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1996.
VERGILIUS. Georgiche. Introduzione di Antonio La Penna; traduzione di Luca Canali; note al testo di Riccardo Scarcia. 2ª edizione. Milano: Rizzoli Libri, 1988.
VIRGIL. Georgics. Translation by H. Rushton Fairclough. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press/ London: Willian Heinemann Ltd, 1986.
VIRGILE. Georgiques. Texte établi et traduit par E. de Saint- Denis. Paris: Les Belles Lettres, 1968.
VIRGÍLIO. As Geórgicas. Trad. Antonio Feliciano de Castilho, com anotações de Othoniel Motta. São Paulo: Heros Graphica Editora, 1930.
VIRGÍLIO. As Geórgicas de Virgílio. Versão em prosa dos três primeiros livros e comentários de um agrônomo. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1948.
b) Estudos modernos:
DALZELL, A. The criticism of didactic poetry. Essays on Lucretius, Vergil and Ovid. Toronto; Buffalo; London: University of Toronto Press, 1996.
GALE, M. “Virgil on the nature of things”, In: The Georgics, Lucretius and the didactic tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
JAEGER, W. Paideia -- a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LAFER, Mary de Camargo Neves. “Introdução”, In: HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Introdução, tradução e comentários Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo: Iluminuras, 1996.
LA PENNA, A. “Introduzione”, In: VERGILIUS. Georgiche. Milano: Biblioteca Universale Rizzoli, 1988.
LAUSBERG, H. Elementos de retórica literária. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.
___________. Handbook of literary rhetoric: a foundation for literary study. Transl. by Matthew T. Bliss. Leiden; Boston; K¶ln; Brill, 1998.
MAYER, Ruy. “Introdução”, In: VIRGÍLIO. As Geórgicas de Virgílio. Versão em prosa dos três primeiros livros e comentários de um agrônomo. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1948.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
NOVAK, Maria da Gloria. Poesia lírica latina. Campinas: Martins Fontes, 2003.
OTIS, Brooks. Virgil: a study in civilized poetry. Oxford: Oxford University Press, 1963.
PEREIRA, M. H R. Estudos de história da cultura clássica II: a cultura romana. Lisboa, Calouste Gulbenkian, 1984.
SANTOS, Elaine C. Prado dos. O IV canto das Geórgicas. São Paulo: Scortecci, 2007.
________. O IV canto no contexto das Geórgicas, tradução e notas. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 1995.
SOUZA, Jovelina M. R. de. “A poesia grega como paidéia”, In: Princípios. Natal, v. 14, n. 21, Jan / Jun, 2007; p. 195 -- 213.
TOOHEY, P. Epic lessons -- An introduction to Ancient didatic poetry. London; New York: Routledge, 2010.
TREVIZAM, Matheus. Linguagem e interpretação na literatura agrária latina. Tese de Doutoramento. Campinas: UNICAMP, 2006.
_________. Poesia didática: Virgílio, Ovídio e Lucrécio. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.
VOLK, Katharina. Oxford readings in Classical studies: Vergil´s Georgics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
________. The poetics of Latin didatic: Lucretius, Vergil, Ovid, Manilius. Oxford: Oxford University Press, 2008.
WEBER, Max. Historia agraria romana. Traduccíon V. A. Gonzalez. Madrid: Akal Editor, 1982.
WEEDA, Leendert. Vergil's Political Commentary in the Eclogues, Georgics and Aeneid. Berlin: De Gruyter Open Ltd, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.