O Daesh, a Crise dos Refugiados na Síria e a Xenofobia de Governo na Europa / The Daesh and the Refugee Crisis in Syria and Governmental Xenophobia in Europe

Autores

  • Luís Felipe Mendes Felício Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.15007

Palavras-chave:

Daesh, Refugiados, Xenofobia, Europa

Resumo

Visando colaborar com o debate acerca da crise de refugiados que marca a segunda década do século XXI, o presente texto objetiva refletir sobre o papel do grupo fundamentalista Daesh, conhecido como Estado Islâmico (EI), levando em conta a influência de potências ocidentais para sua formação, consolidação e fortalecimento, na promoção da expropriação territorial no norte da África e no Oriente Médio, sobretudo na Síria, de onde se origina a grande parte dos milhares de deslocados que rumam à Europa por meio da perigosa travessia do Mar Mediterrâneo, bem como identificar aspectos que fazem parte da ascensão do sentimento xenofóbico europeu, tendo em vista a chegada destes deslocados no Velho Continente. As reflexões neste realizadas fundamentam-se em bibliografia levantada por pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas em livros e artigos: Estado Islâmico, xenofobia, refugiados. As reflexões que serão apresentadas foram organizadas da seguinte forma: primeiramente, buscou-se esclarecer – de forma concisa – os aspectos da formação e atuação do Daesh, além das forças que o combatem, e seus efeitos no cenário internacional; em seguida, trabalhou-se a respeito do contexto de produção de refugiados oriunda deste fenômeno de expropriação; por fim, esboçou-se uma breve trajetória do recente fortalecimento dos sentimentos xenofóbicos nos países europeus.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luís Felipe Mendes Felício, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduando de Relações Internacionais da UNESP, Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

MENDES FELÍCIO, Luís Felipe. O Daesh, a Crise dos Refugiados na Síria e a Xenofobia de Governo na Europa / The Daesh and the Refugee Crisis in Syria and Governmental Xenophobia in Europe. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 2, p. 77–92, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.15007. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/15007. Acesso em: 13 jun. 2024.