Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Todos os endereços de URLs no texto (Ex.:http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman; tamanho 12; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

O recebimento dos artigos para publicação é em fluxo contínuo. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol. Cada colaboração (artigo ou resenha) poderá conter no máximo seis autores. Artigo aprovado e aceito é publicado no número da revista (online) indicado no comunicado de aceite do trabalho. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista.

A avaliação dos artigos é duplo-cega ou por pares. Os artigos serão avaliados por dois revisores, sejam eles do conselho da revista ou ad hoc. Sendo os pareceres divergentes, será solicitada uma terceira avaliação. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para reformulação por parte dos autores. A comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos avaliadores. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados nas normas. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os artigos são verificados quanto a similaridade através do software CopySpider.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

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Português      Espanhol      Inglês

  • Autoria de um a seis autores no máximo. Obs.: artigos com número maior de autores serão avaliados pelos editores da Revista;
  • Formato do texto: 9.000 palavras (incluindo resumo, abstract, referências bibliográficas, tabelas, figuras etc.);
  • Resumo com até 150 palavras no máximo;
  • Resenhas de livro deverão ter de 3 a 4 páginas e resenhas de evento de 1 a 2 páginas;
  • Arquivos compatíveis com Microsoft Word com as seguintes configurações: tamanho do papel A4 (210x297 mm); todas as margens: 2,5 cm; espaçamento entre linhas: 1,5; Fontes de texto e tabelas: Times New Roman 12 pontos; títulos de tabelas e figuras: Times New Roman 10 pontos; demais títulos: Times New Roman 12 pontos;
  • Mapas, fotos, e figuras devem vir no corpo do texto e também devem ser enviados em arquivos separados do arquivo do texto em um arquivo compactado, onde o nome delas corresponda ao destacado no texto (exemplo: "figura1.jpeg", "figura1.tif" etc.);
  • Gráficos: Devem ser desenvolvidos em programas (Microsoft Excel);
  • Tabelas: Devem vir em formato DOC devem ser abertas nos dois lados, esquerdo e direito;
  • Título de figuras, tabelas e mapas devem vir, constando no texto (não incluir títulos no corpo interno das figuras e tabelas);
  • Figuras digitalizadas: deverão ter extensão EPS, TIF ou JPEG e a resolução mínima de 300 dpi já no tamanho (ou próximo do tamanho), tendo a dimensão máxima de 12 X 18 cm. As legendas têm que ter tamanho e fonte legíveis, compatíveis com a dimensão especificada acima;
  • Tabelas, figuras, títulos, etc. não podem ter nenhum sombreamento, borda mantendo o fundo sempre branco;
  • Citações entre aspas no corpo do texto devem ter, no máximo, até 3 linhas; para tamanhos maiores, devem vir em separado e com recuo da margem esquerda de 10 espaços, sem aspas e na mesma fonte do texto, com indicação do autor e página ao final da citação, ex.: Silva (2001.p);
  • Os subtítulos não devem ser numerados.
Referências: Menções a autores, no corpo do texto, devem subordinar-se à forma: autor (data) ou (AUTOR, data). Ex.: Santos (1996); (GUERRA e CUNHA, 1995). Todas as referências devem estar citadas no texto e vice-versa. As referências bibliográficas devem obedecer às normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):
  • Livro: AUTOR, A. Título do livro. Local: Editora, edição, ano.
  • Capítulo de livro: AUTOR, A. Título do capítulo. In: Título do Livro. Editores. Local: Editora, páginas. Ano.
  • Artigos: AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, ano da revista, número do fascículo, ano de publicação, páginas.
  • Teses e Dissertações: AUTOR, A. Título da obra. Tese/Dissertação. Nome do programa, ano, nome da Universidade. Documentos eletrônicos: BRASIL, Decreto n.o 89.817 de 20 de julho de 1984. Disponível em: <http://www.concar.ibge.gov.br/ >. Acesso em: 30 set. 2009.
 
Notas devem estar no final do texto, após as referências bibliográficas.

Agradecimentos devem estar após as referências bibliográficas e antes das notas. 

 

Envio de artigos e resenhas (como se cadastrar)

Artigos e resenhas devem ser enviados pelo sistema, para tanto deve ter se cadastrado no site da revista com o perfil de autor.

 

Caso não possua o cadastro, siga os passos abaixo para efetuá-lo:

1 - Para se cadastrar no sistema, o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista).

2 - Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, iniciais, sexo, instituição, e-mail, país, e marcar a opção AUTOR. Ao final, clique em Cadastrar.

 

Submissão via SEER:

1 - Após o cadastro, logue no sistema. Para tanto, preencha as informações de login e senha na barra lateral direita. Para confirmar, clique em acesso;

2 - Após o login, clique em Nova Submissão;

3 - Nesta página, escolha a seção desejada, confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, caso haja comentários ao Editor, preencha o campo. Clique em Salvar e Continuar;

4 - Clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o, clique em abrir, em seguida em Transferir, clique em Salvar e Continuar;

5 - Preencha a informação dos autores (Prenome, nome do meio, sobrenome, e-mail, instituição e país). Caso haja mais de um autor clique em Incluir Autor e preencha as informações dos demais autores. Insira o Título, Resumo, Palavras-chave, área e subárea quando houver. Por fim, clique em Salvar e Continuar;

6 - Transfira os documentos anexos (fotos, figuras, tabelas etc.) clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o, clique em abrir, em seguida em Transferir, preencha o título correto e clique em Salvar e Continuar. Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em Salvar e Continuar;

7 - Confira se os arquivos enviados estão corretos e clique em Concluir Submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.