Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba

Autores

  • Monique Deise Guimarães Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.16316

Palavras-chave:

Reestruturação Produtiva, Reestruturação Urbana, Cidades Médias

Resumo

A reestruturação produtiva, vinculada ao período pós-fordista dos anos 1970, redefiniu a organização espaço-temporal do trabalho e fez repercutir em algumas cidades os rebatimentos espaciais de sua dinâmica. Esse é o caso de Resende, localizada no Médio Vale do Paraíba/RJ, que teve boa parte de sua organização interna alterada em consequência da entrada e fixação na cidade de diversas indústrias, algumas delas multinacionais, que redefiniram sua dinâmica econômica. Assim, sob a perspectiva do processo espacial de descentralização e emergência do primeiro subcentro de comércio e serviços da cidade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um dos efeitos urbanos desse novo papel econômico-produtivo de Resende. Além disso, o artigo se propõe a oferecer possibilidades de diagnóstico e ferramentas metodológicas que ajudem na análise da produção de uma cidade policêntrica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Monique Deise Guimarães Bastos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Graduada em Licenciatura em Geografia pela UFRJ. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE)

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

BASTOS, Monique Deise Guimarães. Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 7, n. 2, p. 99–115, 2017. DOI: 10.36403/espacoaberto.2017.16316. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/16316. Acesso em: 9 jan. 2025.