Cidade para Viver ou Trabalhar? Contradições da Distribuição de Atividades, Transporte e Condições Sociais: Estudo de Caso da Cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.16317Palavras-chave:
Distribuição de Atividades, Transporte, Segregação SocioespacialResumo
Apesar de existir, atualmente, um esforço do setor de transportes do Rio de Janeiro para demonstrar as contribuições das recentes soluções de mobilidade urbana para as questões sociais, ambientais e econômicas, ainda parece contraditório, quando a cidade em reestruturação continua apresentando uma distribuição desigual dos postos de trabalho, alto índice de desigualdade social e problemas crônicos de mobilidade urbana, como alto índice de uso de transporte privado, baixo nível de serviço do transporte público, longos trajetos e tempos de viagens. Esta contribuição busca avaliar a relação da infraestrutura de transportes disponíveis com a dinâmica de empregos e empresas da cidade do Rio de Janeiro, sob uma perspectiva geográfica. Com as análises geradas, será possível observar se os meios de transportes existentes e projetados para a cidade estão reproduzindo interesses já estabelecidos no curso da história, ou buscam gerar rupturas e novas logicas espaciais, com a intenção de reduzir as diferenças socioespaciais.Métricas
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Publicado
2017-12-23
Como Citar
FERNANDES, Vicente Aprigliano; HENRÍQUEZ, Cristián; SOTO, Cesar Leal. Cidade para Viver ou Trabalhar? Contradições da Distribuição de Atividades, Transporte e Condições Sociais: Estudo de Caso da Cidade do Rio de Janeiro. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 7, n. 2, p. 157–179, 2017. DOI: 10.36403/espacoaberto.2017.16317. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/16317. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
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Artigos
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