A Análise Urbana Sob a Perspectiva de Horácio Capel / Horácio Capel’s Perspective of Urban Analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.18402

Palavras-chave:

Horácio Capel, Morfologia Urbana, Agentes Urbanos.

Resumo

O estudo da morfologia urbana possibilita interpretar a cidade a partir dos diversos elementos e dimensões que a ela estão imbricados. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo apresentar as principais contribuições do geógrafo espanhol Horácio Capel para análise urbana na Geografia, tendo a morfologia urbana como ponto crucial da análise. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os três volumes da sua obra La Morfologia de las Ciudades publicados originalmente em 2002, 2005 e 2013. Como resultado, o leitor encontrará uma discussão acerca da morfologia urbana e dos elementos que compõem a cidade, compreendendo como as edificações, as técnicas, a cultura e as dimensões sociais contribuem para a consolidação das formas urbanas, além de uma discussão acerca dos agentes e atores sociais que produzem e modelam o espaço urbano na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Denis Rodrigues Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, assentamentos informais, ZEIS.

 

Élida Thalita S. de Silva de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Geógrafa, Mestranda e Graduanda da modalidade de Licenciatura do curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnica em Estradas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.Foi bolsista de Iniciação Científica no grupo de pesquisa do Departamento de Geografia da UFRN, intitulado Estudos Sócio-Espaciais e Representações Cartográficas com o projeto: Formação de recursos humanos e materiais para o ensino de geografia com apoio de geotecnologias com utilização do software SPRING, ARCGIS e QGIS sob a orientação do professor Dr. Sebastião Milton. Atualmente desenvolve pesquisas em Geografia com ênfase em Estudos Urbanos, Produção do Espaço e Meio Ambiente.

Julia Diniz de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas na área de Geografia, com ênfase, em Políticas Públicas e Gestão do território, tendo como suporte de análise a Teoria da Geografia Nova de Milton Santos e os conceitos de Região e Território.

Downloads

Publicado

2019-05-14

Como Citar

Dantas, D. R., Carvalho, Élida T. S. de S. de, & de Oliveira, J. D. (2019). A Análise Urbana Sob a Perspectiva de Horácio Capel / Horácio Capel’s Perspective of Urban Analysis. Espaço Aberto, 9(1), 60–76. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.18402