Imigrantes e (In)segurança: a Construção do Espaço Social através de uma Etnografia no Bairro Veronetta / Immigrants and (In)security: the Construction of Social Space Through an Ethnography of Veronetta Borough

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.18693

Palavras-chave:

Imigração, Representação, Insegurança, Espaço Urbano, Bairro

Resumo

Este artigo tem como base uma pesquisa de mestrado, mais especificamente um estágio realizado em Verona (Itália) entre 2015 e 2016, no bairro Veronetta, conduzido através da vivência pessoal e de entrevistas com imigrantes de diferentes nacionalidades que ali habitam. Durante cinco meses, a pesquisa etnográfica revelou que a representação da imigração como problema de insegurança incide diretamente na autopercepção dos próprios imigrantes, nas suas relações sociais e na construção do espaço urbano em que vivem. Veronetta, caracterizado como bairro perigoso devido à presença de imigrantes, tem esta imagem internalizada por muitos deles e reproduzida no dia a dia, a qual, olhada “de dentro”, nos remete a problemas sociais de fundo – sobretudo a segurança – que serão aqui analisados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiane Cristina Albuquerque, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

graduada em Ciencias sociais pela Universidade Federal de Goias, master em Intercultural Competence and Management pela Universidade De Verona- Italia, Master em Filosfia pela Universidade De Verona-Italia, mestrado em sociologia pela Unicamp e doutoranda em sociologia pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

ALBUQUERQUE, Fabiane Cristina. Imigrantes e (In)segurança: a Construção do Espaço Social através de uma Etnografia no Bairro Veronetta / Immigrants and (In)security: the Construction of Social Space Through an Ethnography of Veronetta Borough. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 2, p. 23–36, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.18693. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/18693. Acesso em: 13 jun. 2024.