Por que Migrar? Uma Análise sobre as Motivações que Conduzem às Migrações Internas / Why Migrate? An Analysis of the Drivers of Internal Migration

Túlio Fernando Mendanha de Oliveira, Yacine Guellati

Resumo


Neste artigo, analisam-se, de forma sucinta, as motivações essenciais da migração/imigração interna no contexto nacional, observando os movimentos migratórios como intrinsecamente ligados à constituição sociocultural brasileira. A presente análise apoia-se em uma pesquisa bibliográfica com diversos autores/as da temática, além de entrevistas realizadas com migrantes nordestinos na região de Inhumas, estado de Goiás. Como resultado geral aponta-se a existência de três diferentes momentos: a importância dos deslocamentos migratórios enquanto “devir histórico”; as categorias econômicas vistas como motivadoras dessas mudanças de localidades; e as justificativas afetivas dos migrantes, estas últimas ligadas ao parentesco ou à família e que têm uma importância primordial enquanto motivações para o(s) deslocamento(s).


Palavras-chave


Economia; Família; Migração

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.19093

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Túlio Fernando Mendanha, Yacine Guellati Guellati

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2237-3071